Geral

Alagoas inteira em alerta: chuvas fortes atingem todos os municípios até manhã de quinta

Avisos indicam risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios em diferentes regiões do estado

Por Redação 21/05/2025 16h04
Alagoas inteira em alerta: chuvas fortes atingem todos os municípios até manhã de quinta
Chuvas em Alagoas - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta de chuvas para todos os 102 municípios de Alagoas até o fim da manhã desta quinta-feira (22). A maior parte do estado, especialmente a região Leste, está sob alerta laranja, que indica perigo de acumulados de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ou entre 50 e 100 milímetros por dia. As demais áreas, que se estendem do centro ao Sertão alagoano, estão sob alerta amarelo, de perigo potencial.

Oito municípios aparecem simultaneamente nos dois avisos emitidos pelo Inmet: Craíbas, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Palmeira dos Índios, Porto Real do Colégio, São Brás e Traipu.

No alerta laranja, o instituto destaca a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente em áreas urbanas e regiões mais vulneráveis. Ao todo, 74 municípios estão incluídos neste aviso, entre eles Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Coruripe, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Penedo, Palmeira dos Índios e Rio Largo.

Já o alerta amarelo, que abrange 36 municípios, prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Nessa faixa, o risco de transtornos é considerado baixo, mas ainda possível. Municípios como Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Inhapi e Canapi estão inseridos nesse aviso.

A previsão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh/AL) indica tempo nublado e chuvas contínuas no Litoral, Zona da Mata, Maceió e Baixo São Francisco. No Agreste e Sertão, o céu permanece encoberto, com possibilidade de chuvas isoladas. As temperaturas devem variar entre 21°C e 31°C em todo o estado.

Os órgãos de Defesa Civil e gestão municipal seguem em estado de atenção. O Inmet orienta a população a evitar áreas de risco, manter-se informada e acionar a Defesa Civil em caso de emergência.