Geral
Maceió lidera ranking nacional de chuvas pela segunda vez em menos de uma semana
Capital alagoana registrou 69,4 mm entre segunda (19) e terça-feira (20); Inmet mantém alertas para 84 municípios

Pela segunda vez em menos de uma semana, Maceió registrou o maior volume de chuvas do país, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (20). Entre segunda (19) e hoje, a capital alagoana acumulou 69,4 milímetros de chuva, superando todas as outras cidades monitoradas nacionalmente.
Desde a última sexta-feira (17), Alagoas tem enfrentado fortes temporais. No primeiro dia de chuvas intensas, Maceió já havia liderado o ranking nacional ao registrar 142,8 mm em 24 horas, superando cidades em Roraima e Pernambuco. No sábado (18), o município de Palmeira dos Índios assumiu a liderança com 91 mm, seguido de Maceió com 76,4 mm.
Nesta terça-feira, o estado voltou a dominar as primeiras posições do ranking de volumes pluviométricos. Além de Maceió, Palmeira dos Índios aparece com 50,4 mm e a estação do aeroporto com 50 mm.
Diante da situação, o Inmet mantém 84 dos 102 municípios de Alagoas sob alerta para riscos relacionados às chuvas. Trinta cidades estão em alerta amarelo, que indica possibilidade de chuvas de até 50 mm por dia e baixo risco de alagamentos e deslizamentos e outras 54 permanecem sob alerta laranja, que prevê chuvas mais intensas e risco real de desastres naturais, como transbordamento de rios, deslizamentos de encostas e alagamentos urbanos.
Os alertas seguem válidos até as 23h59 desta quarta-feira (21), com recomendações de precaução para moradores de áreas de risco e acompanhamento constante dos avisos emitidos por órgãos oficiais.
