Geral
Governo proíbe comercialização de azeites por falhas sanitárias; veja as marcas
Essa decisão reforça ações anteriores do Ministério da Agricultura, que em outubro de 2024 já havia apreendido lotes das marcas e proibido sua venda devido aos riscos à saúde

O governo brasileiro proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos azeites das marcas Alonso e Quintas D'Oliveira. A medida foi tomada após denúncias do Ministério da Agricultura e Pecuária e apreensões que mostraram que os produtos têm origem desconhecida e infringem dispositivos legais.
Entre as irregularidades estão a falta de padrões legais de rotulagem, instalações que não atendem às exigências sanitárias e a falta de licença ou registro junto à autoridade sanitária competente.
A proibição foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Diário da União desta terça-feira (20). Essa decisão reforça ações anteriores do Ministério da Agricultura, que em outubro de 2024 já havia apreendido lotes das marcas e proibido sua venda devido aos riscos à saúde.
Enquanto isso, os consumidores devem interromper o uso dos produtos e notificar as autoridades da saúde caso encontrem unidades à venda.
Com G1 Brasil*
