Geral

Conclave: segundo dia começa com fumaça preta; papa não foi escolhido

133 cardeais votantes se reuniram na Capela Sistina pela primeira vez ontem; ritos até a emissão da fumaça duraram cerca de 3h20

Por UOL 08/05/2025 10h10
Conclave: segundo dia começa com fumaça preta; papa não foi escolhido
Imagem da fumaça preta na Capela Sistina - Foto: Serviço de imprensa do Vaticano

A segunda rodada de votação do conclave, que elegerá o sucessor do papa Francisco, terminou sem consenso na manhã de hoje. Uma fumaça preta foi vista saindo pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano.

Fumaça escura mostra que nenhum cardeal recebeu dois terços dos votos, ou seja, 89. Outros dois horários podem ter emissão de fumaça ainda hoje: 12h30 (somente se for branca, sinalizando que um novo papa foi escolhido) e 14h (horários de Brasília).

Os 133 cardeais votantes se reuniram na Capela Sistina pela primeira vez ontem. Os ritos até a emissão da fumaça duraram cerca de 3h20. Todos eles fizeram um juramento de sigilo e se reuniram a portas fechadas.
Nenhum conclave na era moderna escolheu um papa no primeiro dia. Nas duas últimas eleições, para escolha de Bento 16 e de Francisco, foram dois dias de votação.

Fumaça branca indicará escolha de novo papa. Quando isso acontecer, sinos da Basílica de São Pedro, no Vaticano, também tocarão e o nome do vencedor será revelado nos momentos seguintes.

O que acontece se não houver consenso?

Caso não haja um consenso até o quarto dia de votação, é feita uma pausa para oração e diálogo entre os eleitores. A votação reinicia no sexto dia e vai até o 12º. Outras pausas podem ser feitas no sétimo e décimo dia.

Após 12 dias e 34 votações, o sistema muda. Nesse caso, a escolha passa a ser entre os dois mais votados no 34º turno. No entanto, permanece o quórum de dois terços.