Geral

Maceioenses devem atualizar dados cadastrais do imóvel junto à Prefeitura

Recadastramento vale para todos os imóveis localizados na capital e deve ser feito pela internet, no site da Fazenda Municipal

Por Ascom Sefaz 03/04/2024 10h10
Maceioenses devem atualizar dados cadastrais do imóvel junto à Prefeitura
Fazenda Municipal quer atualizar o banco de dados cadastral do Município - Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Os maceioenses que ainda não realizaram o Recadastramento Imobiliário, iniciado em 2023, devem ficar atentos e atualizar as informações do imóvel junto à Prefeitura de Maceió. O Recadastramento vale para todos os imóveis localizados na capital, sejam eles edificados ou não, e deve ser feito pelo titular ou co-titular do imóvel. Todo o processo é feito pela internet, no site de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), aqui.

O cidadão deve acessar a plataforma com a conta do Gov.br, conferir se as características do imóvel descritas pelo sistema condizem com as condições atuais e confirmar ou informar se houve algum tipo de alteração, destacando qual dado é divergente. Ao acessar a plataforma, o cidadão também tem acesso a todos os imóveis que estão vinculados ao nome dele.

Em caso de dúvidas, há um vídeo tutorial na página do Recadastramento, orientando sobre o passo para o processo, esclarecendo também, as principais dúvidas sobre o uso da plataforma e que tipo de informação cadastral deve ser repassada a

Com a iniciativa, a Fazenda Municipal busca atualizar o banco de dados cadastral imobiliário do Município. Isso irá ajudar o poder público a entender e mapear informações importantes sobre a distribuição imobiliária na capital.

“Este é uma oportunidade para o cidadão alinhar as informações reais sobre o seu imóvel junto ao banco de dados da Prefeitura. Isso irá ajudar o Município a entender melhor a situação dos imóveis em Maceió e corrigir questões recorrentes, como titularidade, por exemplo’’ explica o diretor de Atendimento ao Contribuinte da Fazenda Municipal, Phillippe Félix.

A Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza o e-mail [email protected] para tirar dúvidas e oferecer orientações de forma remota.