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Mais de 14 mil carteiras de identidades estão encalhadas nos postos de atendimento em Alagoas

Sistema de acompanhamento on-line do RG do Instituto de Identificação facilita a retirada do documento

Por Assessoria 23/02/2024 14h02 - Atualizado em 23/02/2024 14h02
Mais de 14 mil carteiras de identidades estão encalhadas nos postos de atendimento em Alagoas
Relatório apontou que na capital são 5.791 e no interior do Estado 8.874 - Foto: Ascom Polícia Científica

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas realizou um levantamento da quantidade de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) que foram impressas, mas que estão esquecidas nos postos da rede de atendimento à população. O relatório apontou que na capital são 5.791 e no interior do Estado 8.874, totalizando 14.665 documentos prontos para entrega, aguardando apenas a retirada pelos requerentes.

Esse mesmo levantamento apontou que, muitas vezes, esse esquecimento se deve pelo fato de quem solicitou a carteora de identidade desconhece um serviço gratuito oferecido pelo Instituto de Identificação que permite acompanhar o processo de emissão do CIN. A ferramenta de busca do Sistema RG Online foi desenvolvida para garantir uma maneira segura de rastreamento, sem que o usuário precise sair de casa para saber se o documento já está disponível para retirada.

O serviço para obter informações sobre a situação da emissão da sua nova carteira de identidade está disponível na área de serviços do site da Polícia Científica, www.policiacientifica.al.gov.br. Ao usar a ferramenta, o requerente tem várias vantagens, a principal delas é evitar a locomoção desnecessária várias vezes para o posto onde ele foi atendido, apenas para verificar se o documento dele chegou ou não.

Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, explicou que no processo de emissão do CIN, o atendente do Instituto irá entregar um comprovante, onde consta o prazo de entrega e o protocolo de atendimento para acompanhamento on-line no site. Quando acessar a ferramenta, o sistema irá pedir que o requerente digite o protocolo que ele foi atendido, se não estiver com esse código, ele poderá utilizar o número do CPF para fazer o acompanhamento on-line.

“Assim que o atendimento presencial para dar entrada no processo de emissão da carteira de identidade é concluído, o cidadão já pode ter acesso ao sistema de acompanhamento on-line. Por isso, a importância do cidadão conhecer essa importante ferramenta que permite verificar de forma fácil e segura em que situação está a impressão do documento. Quando ele estiver pronto, o sistema avisará que ele poderá comparecer ao posto para fazer a retirada da carteira de identidade”, explicou Silveira.

Como acessar - Para acessar, basta abrir o site da Polícia Científica e ir até a área de serviços, localizada no final da página, clicar na opção “Carteira de Identidade” e em seguida clicar em “Acompanhamento RG”. Quando abrir a página Sistema RG Online, o requerente deverá selecionar a opção: Acompanhar Atendimento Presencial.

Logo em seguida, ele deve informar o número do protocolo de abertura de processo para aquisição da carteira de identidade ou digitar o CPF. Por fim, clique em consultar e poderá acompanhar de forma segura, e do conforto da sua casa, a sua nova Carteira de Identidade Nacional.