Geral

Vídeo: "tornado" em Estrela de Alagoas: Comunidade Aterrorizada com Fenômeno Natural; Vídeo Chocante

SEMARH explicou que o tornado é resultado de uma célula funil, que se forma em nuvens convectivas

Por Jornal de Alagoas com Redação 22/02/2024 21h09 - Atualizado em 22/02/2024 21h09
Vídeo: 'tornado' em Estrela de Alagoas: Comunidade Aterrorizada com Fenômeno Natural; Vídeo Chocante
Imagens nas redes sociais revelam força do fenônemo em Estrela de Aalgoas - Foto: Foto: reprodução


Um "redemoinho", tratado como  "tornado" surpreendeu a cidade de Estrela de Alagoas, deixando um rastro de destruição e semear o pânico entre os moradores da zona rural próxima ao Serrote do Vento. O fenômeno, incomum na região, causou danos a residências e estruturas, gerando grande preocupação na comunidade local.

O tornado, que ocorreu na tarde de hoje (22), foi breve, mas violento, arrancando telhados, derrubando árvores e deixando marcas profundas na paisagem. Apesar dos estragos e do temor, não houve registro de vítimas fatais, o que representa um alívio diante da gravidade da situação.

As autoridades locais já estão mobilizadas para prestar suporte e assistência às famílias afetadas, buscando amenizar os impactos desse evento devastador.

Assista aos vídeos ao final desta reportagem, que capturam a intensidade assustadora do tornado em Estrela de Alagoas. Essas imagens servem como testemunho da força imprevisível da natureza.

Explicação da SEMARH sobre o Fenômeno

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) explicou que o tornado é resultado de uma célula funil, que se forma em nuvens convectivas.

"A definição de tornado é determinada pela intensidade dos ventos e pelo raio de destruição na área afetada. Neste caso, o fenômeno pode estar associado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente, devido ao posicionamento do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis sobre o Oceano Atlântico", esclareceu a SEMARH.

O Vórtice Ciclônico em Altos Níveis é um centro de baixa pressão que se forma nos níveis superiores da atmosfera e pode se estender para níveis mais baixos, conforme informado pela SEMARH.

Veja vídeo: