Geral

Passeio de bicicleta elétrica é opção de lazer em Maceió neste feriadão

Eletroposto Equatorial, na Jatiúca, oferece passeios gratuitos e funciona de segunda a sábado, das 14h às 22h e aos domingos das 8h às 16h

Por Redação* 06/04/2023 18h06
Passeio de bicicleta elétrica é opção de lazer em Maceió neste feriadão
O cliente que acessar a bike pode fazer um percurso de até 5 km, indo até o final da praia de Jacarecica ou até o final da orla de Pajuçara - Foto: Ascom Equatorial

Desde maio de 2022, a cidade de Maceió conta com um posto gratuito de carregamento de carros, bicicletas, motos e patinetes elétricos. Para além do incentivo à utilização de fontes alternativas, que promovem a redução de impactos ambientais, provenientes do uso de combustíveis fósseis, o Eletroposto, da Equatorial Alagoas, também conta com 10 bicicletas elétricas disponíveis para a população, na estação que fica localizada no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca.

Para os interessados em aproveitar as bicicletas também chamadas de “ecobikes” e viver essa experiência, o primeiro passo é baixar o aplicativo E+ Mobilidade Elétrica, disponível nas lojas de smartphones para download nos sistemas Android e IOS. O usuário maior de 18 anos, deverá realizar um cadastro na plataforma, incluindo um cartão de crédito, que será utilizado apenas para fins de garantia de devolução da bicicleta, que para segurança, também possui um chip para rastreamento.

Para a utilização das bikes, o eletroposto funciona de segunda a sábado, das 14h às 22h e aos domingos das 8h às 16h. Essa opção de saúde e lazer já teve mais de duas mil pessoas cadastradas desde a inauguração do posto. O gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, conta que muitos maceioenses e turistas têm feito o uso das bikes e domingo é o dia de maior utilização dos equipamentos.

“O cliente que acessar a bike pode fazer um percurso de até 5 km, indo até o final da praia de Jacarecica ou até o final da orla de Pajuçara. Para que haja uma rotatividade, cada usuário poderá dispor da bicicleta pelo tempo máximo de uma hora”, reforça o gerente.

Já os condutores de veículos elétricos, também poderão fazer a recarga gratuitamente, por meio de estação de carregamento própria para esse tipo de veículo. Exclusivamente esse serviço de recarga de veículos elétricos funciona 24h, no formato self-service, oferecendo total autonomia para que os próprios usuários possam realizar a recarga de automóveis, bikes, motocicletas e patinetes.

Sobre o projeto


O Eletroposto é uma iniciativa da Equatorial Alagoas por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e recebeu mais de R$ 400 mil em investimentos. O projeto que escolheu a capital de Maceió como a 1ª cidade a receber a estação, busca desenvolver inovações tecnológicas e diversificar as fontes energéticas.

O projeto também está associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) e atende as metas globais 7 (energia limpa e acessível) e 13 (ação para combater os impactos da mudança climática).

*Com Ascom Equatorial