Geral

BRK estuda solução para rede coletora de esgoto na Jatiúca

Depois de retirar mais de 80 toneladas de resíduos da tubulação, empresa retoma reparo no trecho interditado da via

Por Redação* 20/12/2022 18h06 - Atualizado em 20/12/2022 18h06
BRK estuda solução para rede coletora de esgoto na Jatiúca
Rua Soldado Eduardo dos Santos, Jatiúca, em Maceió. - Foto: Reprodução

A partir desta semana, a BRK avança para uma nova fase do plano de esgotamento sanitário da Rua Soldado Eduardo dos Santos. Após a conclusão de um trabalho inédito de limpeza e diagnóstico das redes de esgoto da região, que removeu mais de 80 toneladas de resíduos e identificou danos estruturais ao longo da tubulação, a concessionária retomou os serviços de manutenção na área que já estava interditada e iniciou o estudo de engenharia para a implementação de uma solução definitiva.

Nesse trecho específico, onde ocorreu um abatimento da via, os reparos serão executados para a recuperação da rede de esgoto existente, que será mantida temporariamente até a conclusão dos estudos em andamento. A primeira etapa desse serviço está prevista para ser finalizada até o fim do mês de janeiro de 2023, com trabalhos realizados prioritariamente no período diurno e intervenções noturnas em casos de procedimentos que exigem uma menor contribuição de esgoto na rede coletora.

De acordo com Wilson Bombo, gerente operacional da BRK em Alagoas, os trabalhos reiniciados nesta semana são considerados complexos e devem ser realizados por etapas, em pontos diferentes da via, conforme necessidade apontada pelo diagnóstico técnico. “Mobilizamos mais de 20 profissionais para a primeira fase de manutenção dessa rede, que tem mais de um metro de diâmetro e está situada a cerca de seis metros de profundidade. Esse serviço foi planejado de acordo com o levantamento técnico das condições estruturais da tubulação e deve garantir uma solução pontual até a conclusão dos estudos de engenharia”, destacou.

A rede coletora da rua Soldado Eduardo dos Santos recebe todo o esgoto gerado nos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras e Jatiúca e é responsável pela destinação dos efluentes para o tratamento adequado no Emissário Submarino de Maceió.

Com informações da BRK.