Geral

Professor Célio Rodrigues é homenageado pelo TRT por atuação na pandemia

Honraria foi proposta pelo presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira

Por Assessoria 14/12/2022 10h10
Professor Célio Rodrigues é homenageado pelo TRT por atuação na pandemia
Homenagem foi proposta pelo presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira - Foto: Assessoria

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) homenageou, na última quarta-feira (7/12), o superintendente do Hospital Universitário (HU) de Alagoas, Célio Fernando de Sousa Rodrigues. A homenagem foi proposta pelo presidente do TRT-19, desembargador Marcelo Vieira, em reconhecimento à sua atuação à frente da administração da entidade hospitalar, principalmente no período de pandemia.

Na ocasião, o desembargador-presidente entregou ao médico a medalha comemorativa aos 30 anos de fundação do TRT-19. “A implantação de uma gestão humanizada nesse hospital saltou aos olhos de todos. Com sua empatia, competência e sensibilidade para tratar e resolver os muitos problemas da área de saúde e do próprio HU, bem como cuidar tão bem de muitas pessoas – a maioria delas carentes e em situação de vulnerabilidade social, esse exímio administrador conquistou a nossa admiração e respeito”, comentou.

Em seguida, o magistrado destacou a forma eficiente com que Célio Fernandes enfrentou as dificuldades diárias no Hospital Universitário durante a pandemia. “Ele soube muito bem aplicar os recursos na ordem de R$ 2 milhões de reais que o TRT de Alagoas doou ao HU. Foi assim que conseguiu salvar mais de 6 mil vidas naquele período extremamente crítico”, frisou.

Dentre os presentes na solenidade, Desembargadores do TRT-19, Marcelo Vieira e João Alencar – respectivamente presidente e vice, Pedro Inácio da Silva, Antônio Adrualdo Catão, Vanda Lustosa e Eliane Arôxa e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região (MPT-AL), Rafael Gazzanéo, além do colégio de desembargadores do trabalho e servidores da Justiça do Trabalho de Alagoas.

Com a explanação do presidente do Tribunal, foi exposto o currículo do Prof. Celio e, posteriormente, houve elogios à gestão do HU pela relação com seus colaboradores e o tratamento dado aos pacientes durante os anos de pandemia. Na oportunidade, o Superintendente do HU declarou-se honrado em receber a homenagem, mas que ela é, na verdade, dos trabalhadores do Hospital Universitário, porque a equipe é, de fato, humanizada. “Isso não é um discurso, realmente ocorre, e pode ser comprovado no índice de satisfação do usuário, que é uma pesquisa mensal realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). Esse número é, em média, de 98%, e em alguns meses, 100%”, afirmou. “O usuário é muito satisfeito com o hospital”, completou.

Prof. Celio agradeceu à Justiça do Trabalho de Alagoas pela parceria e contribuição, bem como ao Ministério Público do Trabalho, cujas orientações contribuem para melhoria das práticas junto aos servidores, e também às doações que foram feitas durante a pandemia. Com tais donativos foram possíveis a compra de equipamentos para uso no hospital e os de Proteção Individual (EPI) para os trabalhadores. Dentre as aquisições, estão maquinário para a UTI, mobiliário para a equipe de plantão e poltronas para acompanhantes, que antes dormiam no chão apoiados num papelão. “Tais benfeitorias vieram como contribuição da Justiça do Trabalho. Todo recuso que chega ao Hospital Universitário é utilizado e revertido para a população carente, que depende de nós e merece de todo o amor, para que sejamos uma esperança e nunca um problema”, destacou o gestor.

Na oportunidade, os desembargadores elogiaram a credibilidade do HU e defenderam que as doações da Justiça do Trabalho fossem direcionadas ao Estado e revertidas à população carente. O Superintendente destacou a transparência da gestão do HUPAA em relação ao Poder Judiciário, já que os recursos investidos no Hospital Universitário são acompanhados pelo Ministério Público Federal, têm contas prestadas sobre cada item adquirido, e monitorados enquanto hospital e unidade pertencente à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), relacionado ainda à Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

Ao fim da solenidade, Celio Rodrigues agradeceu a honraria e parabenizou os servidores do HU em sua missão de cuidar, tratar e querer o melhor para cada paciente.