Geral

Em Maceió, quase 2.500 árvores já foram plantadas este ano

Na comparação com 2021, houve incremento de 58% no volume de plantios; árvores reduzem poluição atmosférica

Por Redação* 21/09/2022 16h04
Em Maceió, quase 2.500 árvores já foram plantadas este ano
Funcionários no ato de plantio. - Foto: Reprodução

Em 2022, a Prefeitura de Maceió plantou, 2.400 mudas de árvores nativas e ornamentais em praças, vias e espaços públicos de diversos bairros, elevando em 58% o volume de plantações na comparação com 2021.

As árvores contribuem para a redução da poluição atmosférica e para o aumento da umidade relativa do ar. Além de melhorar o aspecto estético, minimizam as ilhas de calor e fornecem sombra para a população.

As plantas contribuem para a diminuição da intensidade de pragas urbanas e mantêm o abrigo e o habitat para pássaros e insetos polinizadores, observa Karine Gabriela, diretora de Arborização da Prefeitura.

“O plantio é essencial para reduzir a quantidade de gás carbônico liberado por indústrias e veículos automotores, aumentando a presença de oxigênio e melhorando a respiração das pessoas”, complementou a diretora.

Antes de plantar, os técnicos da Prefeitura avaliam a espécie, o porte, o local de plantio e possíveis danos futuros. Árvores com raízes muito superficiais e plantadas na calçada.

Em Maceió, a preferência é por plantas nativas, de forma que a chance de sucesso aumenta e o impacto ambiental é mais positivo.

Com informações do ALNB.