Geral

Reordenamento de fibras na rede elétrica de Maceió é fiscalizado

Operação está sendo realizada semanalmente em diversos bairros da parte alta e baixa da capital

Por Redação* 02/08/2022 10h10
Reordenamento de fibras na rede elétrica de Maceió é fiscalizado
Equatorial realiza manutenção de rede de fios de fibra ótica - Foto: Assessoria

Regularizar as redes de telecomunicações não autorizadas, evitar os riscos de acidentes e melhorar a qualidade visual dos postes, são alguns objetivos da Equatorial Alagoas ao intensificar as ações de fiscalização do reordenamento de fios e fibras na rede elétrica de Maceió. A operação que teve início no mês de junho está sendo coordenada pelas equipes técnicas da Distribuidora, em parceria com empresas de telefonia, tv a cabo e provedores de internet.

A primeira etapa da ação de fiscalização, com conclusão prevista para janeiro de 2023, vai contemplar mais de 30 pontos distribuídos em sete bairros da capital. As ações estão sendo realizadas semanalmente nas principais ruas e avenidas do Poço, Centro, Trapiche, Jatiúca, Tabuleiro, Ponta Verde e Pajuçara.

Para o gerente de Relacionamento com Cliente da Equatorial Alagoas, Carlos Morais, a fiscalização é necessária para garantir que os fios e fibras de telecomunicações instalados nos postes da Distribuidora não representem risco de segurança à comunidade e prejuízos ao fornecimento de energia elétrica.

Ele ressalta que a Equatorial fiscaliza, além dos fios eventualmente instalados de forma irregular pelas empresas que possuem contrato de compartilhamento com a Equatorial, as situações de ocupações clandestinas, quando provedores de internet instalam a fiação nos postes da Distribuidora, sem contrato ou qualquer comunicação, deixando de obedecer aos padrões técnicos de segurança.

“As ações de fiscalização e reordenamento são feitas de forma contínua pela Equatorial, mas nesse mês de junho estamos intensificando os trabalhos de identificação e intervenção nos fios, cabos e equipamentos que não estão dentro das normas e padrões técnicos de segurança regulatórios e contratuais para garantirmos que eles não representem riscos à população”, mencionou o gerente, ressaltando que todas as instalações irregulares serão removidas dos postes da Distribuidora.

Empresas foram notificadas com antecedência sobre a operação


No início de junho, a Equatorial promoveu um Workshop com as empresas de telecomunicações, que atuam em Maceió para orientar sobre o processo de reordenamento de cabos e o cronograma das ações nas localidades que já foram mapeadas pela Distribuidora.

Carlos Morais explica que durante o evento, também foram discutidas as normas técnicas e políticas de segurança que devem ser seguidas pelas empresas com penalidades a serem aplicadas em caso de descumprimentos. “Todos os provedores de internet, tv a cabo e telefonia foram notificados com antecedência sobre a realização dessa operação, que está sendo conduzida pela Equatorial Alagoas. Eles têm, portanto, um prazo estipulado para realizarem as adequações junto a Distribuidora, e as empresas que não cumprirem terão as redes irregulares removidas”, mencionou o gerente.



* com assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas