Geral

Terceirização da saúde é alvo de protesto dos profissionais de enfermagem

Categoria afirma que município vai gastar R$ 70 milhões na contratação de terceirizadas

Por Redação 29/03/2022 12h12
Terceirização da saúde é alvo de protesto dos profissionais de enfermagem
Sindicato ainda irá realizar mais um protesto na quarta-feira (30) - Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (29), o Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas(Sineal) e os profissionais da enfermagem realizaram um protesto em frente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió.

A intenção da categoria é impedir que a prefeitura da capital siga com o edital de chamamento para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OCS) que assumiriam as operações da Atenção Básica de Saúde do município, ou seja, a terceirização nos serviços.

Para a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas(Sineal), Cinthia Carvalho, esse modelo de gestão não pode ser aprovado. “Nós não aceitamos as terceirizações da saúde. Serão mais de 70 milhões repassados as OSC, que são empresas privadas. Esse recurso deveria ser utilizado na reestruturação da atenção básica. Aceitar que isso aconteça é permitir que o município transfira sua responsabilidade de cuidar do cidadão para terceiros e que nossos trabalhadores sofram reduções salariais, isso vai prejudicar a saúde como um todo”.

Este foi o primeiro protesto contra o processo de terceirização da saúde de Maceió. O outro está marcado para esta quarta-feira (30) na Praça Dois Leões no Jaraguá, a partir das 9 horas.