Geral

Audiência pública discute atuação da BRK em Alagoas; senador convoca população

Divisão dos valores arrecadados com a venda da Casal também entrará no diálogo

Por Redação* 09/03/2022 16h04
Audiência pública discute atuação da BRK em Alagoas; senador convoca população
BRK Ambiental - Foto: Reprodução

Uma audiência pública vai discutir a prestação de sérvios e fornecimento de água prestados pela BRK Ambiental nos 13 municípios da região metropolitana de Maceió A audiência, que será realizada na próxima sexta-feira (11), no auditório da Casa da Indústria Napoleão Barbosa, no bairro do Farol também vai servir para discutir e reivindicar divisão justa dos R$ 2 bilhões de reais arrecadados pelo Governo de Alagoas com a venda de parte da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) para a BRK.

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) convocou a sociedade alagoana – em especial os habitantes, gestores públicos, prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, estudantes e representantes de sindicatos e de entidades da sociedade civil – para participar da discussão.

“A tarifa está mais cara, o serviço está pior, as comunidades sofrem sem saneamento e sem água. Além disso tudo, há o absurdo de o Governo de Alagoas querer ser sozinho o dono dos R$ 2 bilhões arrecadados com a privatização dos serviços de água e esgoto dos 13 municípios da grande Maceió. Este dinheiro não pertence ao Governo Estadual. Ele pertence ao povo destes municípios. Vamos lutar até o fim para que esta partilha de recursos seja legal e democrática e, também, para que os tão prometidos avanços nos serviços de água e saneamento cheguem , definitivamente, às residências destes alagoanos”, destacou Rodrigo Cunha.

Devem participar da reunião representantes da BRK Ambiental; da Companhia de Saneamento de Alagoas; do Governo do Estado de Alagoas; do Ministério Público; da Defensoria Pública; do Município de Maceió; e da Agência Reguladora de Serviços do Estado de Alagoas. O evento também é interativo e o público poderá assistir e enviar perguntas pelo canal e-Cidadania do Senado no link https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=22821 .


O evento ocorre após Rodrigo Cunha ter conseguido aprovar na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado (CTFC) do Senado Federal, requerimento para a realização de “diligência externa acerca da privatização do serviço de fornecimento de água e tratamento de esgoto da capital alagoana em Maceió e de e 13 cidades da região metropolitana da capital”. Na prática, a “diligência externa” vai trazer a Alagoas senadores membros da Comissão de Fiscalização e Controle da Casa, a fim de apurar, fiscalizar e adotar providências contra falhas no cenário atual da prestação de serviços executados pela empresa BRK Ambiental nos municípios atendidos pela empresa.

A concessão desses serviços é algo vital para garantir o acesso à água e esgoto com eficiência e qualidade. A BRK Ambiental venceu o leilão de serviços públicos de saneamento, com meta de universalizar o abastecimento de água em 13 cidades da região metropolitana de Maceió (AL) no prazo de seis anos. Esse foi o primeiro leilão do setor no país sob as regras do novo Marco Legal do Saneamento.

*Com informações da assessoria.