Geral
Alagoas recebe terceiro lote das vacinas Pfizer Pediátrica nesta quarta (26)
Estado também cerca de 30 mil doses da Pfizer para imunização da população com 12 anos ou mais
Alagoas recebe do Ministério da Saúde (MS) o terceiro lote de vacinas da Pfizer Pediátrica para dar continuidade à imunização das crianças de cinco a 11 anos. São 32 mil doses do imunizante que desembarcam nesta quarta-feira (26), no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
Os dois primeiros lotes de vacinas pediátricas chegaram a Alagoas este mês. O primeiro deles, dia 14, e o segundo, dia 18. Somando as três remessas, o Estado contabiliza 76.200 doses da vacina a ser aplicada na menor faixa etária já autorizada até agora pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Também nesta quarta-feira (26), o Estado recebe 30.420 doses da Pfizer para imunização da população com 12 anos ou mais. Vale lembrar que, para facilitar a identificação dos frascos, a tampa das vacinas da Pfizer Pediátrica possui a cor laranja; já a tampa dos imunizantes da Pfizer para a faixa etária a partir dos 12 anos possui a cor roxa.
Liberação para municípios – Após a chegada, os imunizantes têm a temperatura aferida, são contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), localizada no bairro Farol, em Maceió.
Com isso, as novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizarem as solicitações e os agendamentos, por meio do Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES).
Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do endereço eletrônico [email protected] . Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail [email protected] .
Conclusão do Ciclo Vacinal – O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, alerta a população para a importância do fechamento do ciclo vacinal. “Somente a vacina é capaz de diminuir de maneira expressiva as chances de agravamento e morte pelo novo coronavírus. Mas a população está relaxando com relação à vacinação e a ocupação dos leitos hospitalares está voltando a aumentar. Por isso, faço um apelo para que os alagoanos completem seus ciclos vacinais e imunizem as crianças, pois, só assim, venceremos a Covid-19”, afirma o gestor.
Ainda de acordo com Ayres, o Estado tem vacinas e insumos e, por isso, não há razão para o atraso na vacinação. “Devemos ouvir a ciência para que sejamos capazes de vencer esse vírus”, concluiu o secretário de Estado da Saúde, que pediu ainda para que a população não abandone os protocolos sanitários, como o uso de máscara, higienização das mãos, além de evitar aglomerações.
