Geral

Governo de Alagoas envia ajuda para Bahia; enchentes no estado deixaram 24 mortes e 434 feridos

Renan Filho anunciou que foram enviados militares do Corpo do Bombeiros e um helicóptero para ajudar nos resgastes e transporte

Por Redação com informações da Agência Brasil 30/12/2021 08h08 - Atualizado em 30/12/2021 08h08
Governo de Alagoas envia ajuda para Bahia; enchentes no estado deixaram 24 mortes e 434 feridos
Governo de Alagoas enviou um helicóptero e militares do Corpo de Bombeiros para ajudarem - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Renan Filho publicou em suas redes sociais, nessa quarta-feira (29), que o governo de Alagoas está enviando ajuda para a população da Bahia. O governador anunciou que foram enviados militares do Corpo do Bombeiros e um helicóptero para ajudar nos resgates após as enchentes que vem acontecendo no estado.

"Vamos auxiliar nas ações de resgate e transporte nos municípios que foram atingidos com as fortes chuvas. Nossos irmãos nordestinos podem confiar que continuaremos lutando juntos para salvar vidas", escreveu Renan Filho. 

Consequências da Chuva

A Defesa Civil da Bahia atualizou nessa quarta-feira (29) os números sobre o impacto das fortes chuvas nos municípios do estado. Até o momento, 37,3 mil pessoas estão desabrigadas (não possuem moradia) e 53,9 mil estão desalojadas (não conseguem acessar suas casas). Foram registradas 24 mortes e 434 feridos.

Segundo o governo estadual, 141 municípios foram afetados pelas chuvas. Do total, 132 estão em situação de emergência. 629 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas inundações.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de dezembro de 2021 é considerado o mais chuvoso em 15 anos. Na Bahia, as fortes chuvas foram provocadas pelo fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que provoca a permanência de nuvens sobre uma determinada área por até quatro dias consecutivos.