Geral
Site do Ministério da Saúde e aplicativo ConecteSUS sofrem ataque hacker
Criminosos roubaram dados das plataformas e cobram o pagamento de um "resgate"
O site do Ministério da Saúde (MS) e o Aplicativo do Sistema Único da Saúde (SUS), o ConecteSUS, foram alvos de ataques hackers durante a madrugada desta sexta-feira (10).
Ataque causou irregularidades nos serviços oferecidos pela plataforma. Um dos serviços afetados foi a emissão do comprovante de imunização contra Covid-19, uma função do aplicativo, que atualmente os usuários são incapazes de acessar devido ao ataque.
Além do aplicativo, hackers deixaram uma mensagem no site do MS: "Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB [Terabytes] de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, escreveram.
Ainda na ameaça sobre os dados, hackers também assinaram a mensagem, onde dizem que a autoria do ataque é do Lapsus$ Group.
Até a publicação desta notícia, o site do Ministério da Saúde está desabilitado e inacessível.
Sobre o ataque
De acordo com a mensagem deixada pelos criminosos, o ataque se categoriza como um "ransomware", uma forma popular de crime digital. O ataque seria o equivalente de um assaltante utilizar um "refém" para obter pagamento de uma vítima. sendo "ransom" o nome em inglês para o que seria o pagamento de um resgate.
Ato consiste no criminoso "sequestrar" uma possessão digital da vítima, como senhas de redes, emails, fotos e outros dados pessoais. Após o "sequestro", o atacante cobra um valor para que a vítima possa reaver o item roubado.


