Geral

Moradores sentem novos tremores de terra em bairros de Maceió

Relatos são de moradores do Pinheiro, mas Defesa Civil alega que abalo sísmico foi registrado apenas no Mutange

Por Redação com G1 Alagoas 05/11/2021 15h03 - Atualizado em 05/11/2021 16h04
Moradores sentem novos tremores de terra em bairros de Maceió
Bairro do Mutange - Foto: Reprodução/Adailson Calheiros

Alguns moradores do Residencial Morada das Árvores, no bairro do Pinheiro, em Maceió, relataram que novos tremores de terra foram sentido nesta sexta-feira (5). A Defesa Civil Municipal confirmou um abalo sísmico de magnitude 1,41, porém o mesmo foi registrado no bairro vizinho, o Mutange.

Os dois bairros ficam localizados em uma região que está sendo afetada por um lento processo de afundamento do solo que abre rachaduras em ruas, prédios e casas. O problema é antigo, e teve seu primeiro registro em março de 2018, quando um forte tremor de terra foi sentido, causado por décadas de mineração para extração de sal-gema.

Andrea Guido, moradora da região, relata que o tremor foi sentido por volta das 11h30 desta sexta: “minha filha estava no quarto, deitada com as portas fechadas, e viu a TV balançar, a cama também balançou. No grupo do WhatsApp muita gente fez o mesmo relato”, contou.

Andrea chegou a ir na sede da Defesa Civil falar sobre o ocorrido e descobriu que outras pessoas já haviam ligado para relatar a mesma coisa.

A Defesa Civil esclareceu em nota que "identificou um abalo sísmico que durou 12 segundos e de Magnitude Local (Equivalente a Richter) de 1,41 a uma profundidade de aproximadamente 200 m às 11h23, no bairro do Mutange".

Existe uma dúvida se os moradores do Pinheiro sentiram um reflexo do abalo sísmico no bairro vizinho ou se de fato foram eventos distintos. A Defesa Civil informou que não há essa informação e que a equipe continua fazendo varredura na região.

Nota da Defesa Civil

A Defesa Civil identificou um abalo sísmico que durou 12 segundos e de Magnitude Local (Equivalente a Richter) de 1,41 a uma profundidade de aproximadamente 200m às 11h23, desta sexta-feira (4), no bairro do Mutange. O abalo ocorreu num local, próximo ao prédio histórico do Hospital José Lopes, onde a Braskem está fechando um de seus poços.

O mais importante é que não há nenhum reporte de pessoas feridas.

Estamos em contato com a Braskem para reforçar o monitoramento do local. Equipes de brigadistas da Defesa Civil realizam rondas na região próxima ao local do tremor.

A Defesa Civil manterá a população informada sobre a ocorrência.