Geral
Aparecimento de peixes mortos na Lagoa da Anta é esclarecido pelo IMA
Animais foram encontrados por um homem que caminhava pelo local

Foram encontrados peixes mortos nesta quinta-feira (04) por um homem na lagoa da Anta em Maceió e, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) esclareceu o fenômeno.
O IMA informou por meio de nota que, a mortandade de peixes na Lagoa da Anta é recorrente por motivos ambientais cíclicos. Além de ser depósito de matéria orgânica, o local permanece confinado a maior parte do tempo.
O motivo da morte dos peixes foi a falta de oxigênio. O IMA disse que, durante o período de ventos intensos, há um revolvimento que desencadeia na queda de oxigênio, além da proliferação de fitoplânctons, seres que realizam fotossíntese pela manhã e consomem oxigênio à noite.
O orgão recomenda como uma maneira de solucionar o probleme que seja feita a reabertura do canal da Lagoa da Anta com o mar para que haja a troca entre as águas. Caso contrário, a mortandade dos peixes seguirá sendo cíclica, com períodos críticos de falta de oxigênio.
