Geral
Impasse entre lojistas e ambulantes no Centro de Maceió continua
Projeto de Lei pretende regularizar a presença dos vendedores de rua no local.

Nesta quarta-feira (03) um ato foi realizado por lojistas no centro de Maceió, para cobrar um reordenamento do Calçadão do Comércio. Os donos das lojas da região, dizem que os ambulantes atrapalham a visualização de seus produtos nas vitrines, o fluxo de pedestres e também questionam um Projeto de Lei que pretende regularizar a presença dos ambulantes no local.
Já os ambulantes rebatem a cobrança dos lojistas e dizem que é possível a permanência no Calçadão sem prejuízo para ninguém, se houver uma organização por parte do poder público.
Vestidos na cor preta, os manifestantes cobram que os comerciantes de rua sejam transferidos para outra área para que não prejudique as mais de 4 mil lojas que existem no Centro.
Projeto Faixa Amarela
O projeto Faixa Amarela de autoria do vereador Fábio Costa que tramita na Câmara de Maceió, prevê a demarcação de áreas para o exercício das atividades de comércio informal em vias públicas, incluindo o Centro.
O presidente da Aliança Comercialdiz que uma lei municipal proíbe o comércio informal nas ruas do Centro e afirma: "A gente entende que o comércio de Maceió tem várias partes interessadas, não existe só ambulantes ou empresários. Não houve aviso prévio dessa medida proposta pela Câmara, não houve uma audiência pública com todas as partes interessadas para saber o impacto disso".
Já os assessores do vereador afirmam que não foi realizada audiência pública porque o PL ainda está tramitando na Casa, mas que ela já está sendo marcada, embora não tenha data para acontecer. Disse ainda que houve reunião com representantes dos lojistas para elaboração do projeto.
A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) informou por meio de nota, que tem realizado diversas ações de ordenamento dos comerciantes informais do Centro e ouvido todas as partes envolvidas. Afrmou ainda que a ação de ordenamento prevista é para facilitar a passagem de pedestres e carros nas calçadas e em frente às lojas.
