Geral

Alagoana de 8 anos pode ser a mais jovem caçadora de asteróides do mundo

Nasa, agência espacial americana, estuda as descobertas de Nicole

Por Redação com Folha de S. Paulo 20/10/2021 08h08 - Atualizado em 20/10/2021 09h09
Alagoana de 8 anos pode ser a mais jovem caçadora de asteróides do  mundo
A alagoana Nicole Oliveira Semião diz ter identificado 23 asteroides - Foto: Reprodução

Nicole Oliveira Semião, de 8 anos, bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Oba), pode ser a mais jovem caçadora de asteróides da história. A alagoana de Maceió identificou 23 corpos celestes. A Nasa, a agência espacial americana, estuda as descobertas de Nicole.

A maceioense é apaixonada pelo Universo desde pequena. Aos quatro anos, pediu um telescópio de presente e abriu mão de festa de aniversário. Aos seis anos, foi matriculada no Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceeal), entidade sem fins lucrativos e que populariza os estudos sobre Astronomia. A entidade só recebia adultos e o caso de Nicole ganhou tanto destaque que o curso foi aberto para todas as idades.

Agora, aos oito anos, a alagoana aguarda a avaliação da Nasa, a agência espacial americana, para receber oficialmente o título de caçadora de asteroides. Nicole afirma ter identificado 23 novos asteroides até o momento.

Se a façanha for confirmada, ela se tornará a pessoa mais jovem a descobrir algo do gênero. O processo de reconhecimento, porém, pode levar até oito anos para ser finalizado.

Desde 2020, a pequena astrônoma também participa do programa Caça Asteroides, projeto da agência espacial americana e da IASC (The International Astronomical Search Collaboration) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A observação dos asteroides ocorre por meio de um arquivo de imagens a partir de um software fornecido pela IASC. Após a validação das descobertas, o autor dos achados pode batizar os asteroides encontrados.

“Estou feliz com as detecções que eu fiz porque eu contribuí para a ciência no mundo", diz. “Quero colocar os nomes dos meus pais e de cientistas brasileiros [nos asteroides]”, adianta Nicole.

Para ela, o interesse na pesquisa é proporcional ao desejo em divulgar o tema. Por isso, fundou um clube de ciências voltado a crianças (@nicolinhaekids, no Instagram) e um canal no YouTube para entrevistar cientistas e divulgar o que aprende aos seus seguidores. O clube é coordenado pela mãe, Zilma Semião, mas todas as aulas são ministradas por profissionais e especialistas de cada área.