Geral

Vice-presidente do CFM, alagoano Emmanuel Fortes defendeu prescrição de kit Covid em 2020

Fortes teria afirmado dar autonomia aos médicos para prescrever os medicamentos foi uma das decisões "mais sábias"

Por Redação com informações do jornal Metropoles e Uol 08/10/2021 11h11
Vice-presidente do CFM, alagoano Emmanuel Fortes defendeu prescrição de kit Covid em 2020
Emmanuel Fortes - Foto: Reprodução

O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), o alagoano Emmanuel Fortes, teria defendido, em 2020, o parecer da entidade que autoriza o médico a prescrever medicamentos do kit Covid no tratamento da doença.

O uso do medicamento para tratar Covid-19 já não era indicado na época devido à eficácia não comprovada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) havia, inclusive, interrompido os testes do kit Covid em pacientes.

Durante a reunião, Fortes teria afirmado que o parecer que dá autonomia para os médicos prescrever os medicamentos foi uma das decisões “mais sábias”.

É conferir ao médico a autonomia de escolher a melhor conduta para seu paciente mesmo diante de evidências observacionais de alguns aspectos científicos, como a eficácia desses medicamentos em vitro, sem a comprovação em vivo”, teria dito Fortes.

Na ocasião, ele ainda teria afirmado que os médicos sabem os efeitos colaterais dos remédios e, ao prescrevê-los, “sabem da responsabilidade”.

Nascido em Maceió/AL, o vice-presidente do CFM já disputou o cargo de vice-prefeito, pelo PSL, na capital alagoana nas eleições de 2020. Fortes fez parte de uma coligação entre os partidos PP, REPUBLICANOS, SOLIDARIEDADE, PSL, DEM e CIDADANIA.