Geral
Vice-presidente do CFM, alagoano Emmanuel Fortes defendeu prescrição de kit Covid em 2020
Fortes teria afirmado dar autonomia aos médicos para prescrever os medicamentos foi uma das decisões "mais sábias"

O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), o alagoano Emmanuel Fortes, teria defendido, em 2020, o parecer da entidade que autoriza o médico a prescrever medicamentos do kit Covid no tratamento da doença.
O uso do medicamento para tratar Covid-19 já não era indicado na época devido à eficácia não comprovada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) havia, inclusive, interrompido os testes do kit Covid em pacientes.
Durante a reunião, Fortes teria afirmado que o parecer que dá autonomia para os médicos prescrever os medicamentos foi uma das decisões “mais sábias”.
“É conferir ao médico a autonomia de escolher a melhor conduta para seu paciente mesmo diante de evidências observacionais de alguns aspectos científicos, como a eficácia desses medicamentos em vitro, sem a comprovação em vivo”, teria dito Fortes.
Na ocasião, ele ainda teria afirmado que os médicos sabem os efeitos colaterais dos remédios e, ao prescrevê-los, “sabem da responsabilidade”.
Nascido em Maceió/AL, o vice-presidente do CFM já disputou o cargo de vice-prefeito, pelo PSL, na capital alagoana nas eleições de 2020. Fortes fez parte de uma coligação entre os partidos PP, REPUBLICANOS, SOLIDARIEDADE, PSL, DEM e CIDADANIA.
