Geral
Facebook explica causa da queda de conexão de redes sociais
Empresa confirmou que o apagão afetou cerca de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo por quase 7 horas.

Segundo o posicionamento oficial do Facebook, divulgado na noite desta segunda-feira (4), disponível aqui, um erro no momento de configurar os roteadores de backbone (esquema de ligações centrais de um sistema de redes) que possibilitam o tráfego de dados entre as plataformas foi o motivo da pane global que tirou do ar por 7 horas o Facebook, Instagram e WhatsApp. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.
Um grupo de funcionários do Facebook foi enviado ao centro de dados da empresa, em Santa Clara, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, para tentar uma “reinicialização manual” dos servidores.
“Nossas equipes de engenharia identificaram que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação”, explica, com linguagem bastante técnica, a empresa.
“Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços”, complementa.
“Nossos serviços estão novamente on-line e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares”, assegura o Facebook.
A empresa confirmou que o apagão afetou cerca de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo por quase 7 horas. Tanto o Facebook quanto WhatsApp e Instagram saíram do ar pouco antes das 13h, no horário de Brasília. Especialistas foram acionados para tentar descobrir o motivo da instabilidade nas redes sociais.
