Geral

Queiroga testa positivo para Covid-19 e Anvisa recomenda quarentena para comitiva de Bolsonaro

Agência orienta isolamento para todos que tiveram contato com o ministro da Saúde

Por Redação com O Globo 22/09/2021 08h08
Queiroga testa positivo para Covid-19 e Anvisa recomenda quarentena para comitiva de Bolsonaro
Anvisa recomenda quarentena para comivita de Bolsonaro - Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde informou na noite dessa terça-feira (21) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi diagnosticado com Covid-19 e permanecerá em quarentena, por 14 dias, em Nova York, nos Estados Unidos.

Queiroga é o segundo integrante da comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que está em Nova York para participar da 76ª Assembleia Geral da ONU, a ser diagnosticado com Covid-19.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que todos os integrantes da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que tiveram contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, adotem medida de isolamento social, permanecendo em quarentena assim que retornarem ao Brasil. Por conta de Queiroga ter sido diagnosticado com Covid-19 em exame feito nos Estados Unidos, a Anvisa remeteu um ofício nesta madrugada à Casa Civil dando as orientações sanitárias que seguem as medidas protetivas no caso da pandemia.

A recomendação da Anvisa também deve ser aplicada ao presidente Jair Bolsonaro. Segundo a agência as medidas devem ser seguidas por todos que tiveram contato com o ministro durante a viagem à Nova York, em que o presidente participou da Assembleia Geral da ONU.

1) desembarque no Brasil de forma a expor o mínimo possível ambientes e pessoas;

2) isolamento de 14 dias após o último dia de contato com o caso confirmado de covid-19, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica para COVID-19 publicado pelo Ministério da Saúde;

3) cumprimento de isolamento na cidade de desembarque no Brasil, evitando novos deslocamentos até que tenham ultrapassado o período de transmissibilidade do vírus;

4) refazer os testes de Covid-10 no Brasil.

A Anvisa também sugeriu que a Aeronáutica faça limpeza e desenficção da aeronave presidencial e demais aviões que possam ter sido usados na viagem a Nova York.