Geral

Vigilância Sanitária apreende 46 toneladas de alimentos estragados em 2021

500 estabelecimentos foram multados ao longo deste ano; última apreensão foi feita na segunda (20)

Por Redação com G1 Alagoas 21/09/2021 15h03 - Atualizado em 21/09/2021 15h03
Vigilância Sanitária apreende 46 toneladas de alimentos estragados em 2021
Vigilância Sanitária já apreendeu 46 toneladas de alimentos. - Foto: SMS

Até o momento em 2021, a Vigilância Sanitária de Maceió já apreendeu 46 toneladas de alimentos estragados em 500 estabelecimentos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (21).

A última apreensão foi feita na segunda (20), em uma única distribuidora de laticínios, quando foram retirados de circulação 1.600 kg de alimentos, entre frango, carne bovina, queijo, presunto e outros alimentos vencidos ou em péssimo estado de conservação.

Desde janeiro a Vigilância vem fiscalizando supermercados, mercadinhos, mercados públicos, frigoríficos e padarias da capital. São ações de rotina ou resultante de denúncias da população.

“Os estabelecimentos que vendem carnes e outros produtos fracionados têm que expor a embalagem original ao lado desses alimentos, com os selos de inspeção sanitária e as informações com o lote, as datas de fabricação, embalagem e validade perfeitamente visíveis. Temos encontrado grande quantidade de carne moída e carne de sol em condições impróprias para o consumo”
, disse o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Os estabelecimentos flagrados com inconformidades sanitárias foram autuados e multados em valores que variam de R$ 180 a R$ 19 mil, a depender das infrações flagradas em cada um, e dado um prazo para adequação.