Geral

OAB-AL envia ofício a Seris pedindo explicações sobre o uso dos "body scanner"

Decisão gerou constrangimento aos profissionais

Por Redação com Br104 31/07/2021 12h12 - Atualizado em 31/07/2021 12h12
OAB-AL envia ofício a Seris pedindo explicações sobre o uso dos 'body scanner'
Imagem ilustrativa. - Foto: Reprodução

Determinação da Secretária de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), movimentou e causou certo incomodo por parte da ordem dos advogados.

Tal determinação condiciona o acesso dos advogados ao Sistema Prisional através de revista em aparelhos de raio x, os chamados body scanner, o que não agradou, pois segundo o presidente do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa Jr, “tal medida não possui amparo legal para acontecer, visto que é uma prerrogativa da advocacia ter livre acesso à delegacias e presídios”.

Por essa razão, o conselho deliberou, durante reunião na última sexta-feira (30/07), pelo envio de um ofício a Seris, pedindo explicações sobre a medida e questionando qual instrumento normativo o qual prevê e normatiza o uso deste procedimento de revista nos presídios alagoanos.

“A advocacia tem sido constrangida a passar por aparelhos de raio x, chamados body scanner, para que possam ingressar nos presídios. Não parece razoável exigir que sejam submetidos a tal procedimento pois caracteriza-se como revista para entrevistar seus clientes”, relatou Barbosa.