Geral

Enem: Se encerra hoje prazo para solicitar atendimento especializado nas provas

Etapa é para participantes que tiveram o pedido por suporte negado

Por Redação com Agência Educa Mais Brasil 30/07/2021 17h05
Enem: Se encerra hoje prazo para solicitar atendimento especializado nas provas
Imagem ilustrativa. - Foto: Reprodução

O período de solicitação de atendimento especializado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 encerram hoje (30). Estudantes que solicitaram o auxílio e tiverem o pedido indeferido devem entrar com o recurso junto ao o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para reavaliar o caso.

Ao interpor recurso, o participante deve anexar novos documentos para comprovar a necessidade do atendimento. O inscrito deve informar as condições que motivam a solicitação e inserir a documentação com nome completo e descrição do diagnóstico, além do código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento precisa conter a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão avalizado. O resultado poderá ser consultado a partir de 4 de agosto.

O atendimento especializado é destinado àqueles participantes que necessitam de auxílio para fazer as provas por apresentarem alguma necessidade de atendimento como: deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, surdocegueira, discalculia, autismo, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.

Gestantes, lactantes, idosos e pessoas em classe hospitalar também têm direito ao atendimento especializado para adaptações no tempo de prova e local de aplicação do exame. O período de solicitação de atendimento especial ocorreu entre 30 de junho e 14 de julho, sendo que o resultado foi divulgado no dia 23 de julho. Já o prazo para quem teve a solicitação negada pedir recurso começou em 26 de julho e termina hoje (30).

As provas aconteceram nos dias 21 e 28 de novembro e resultado será divulgado em janeiro ou fevereiro de 2022.

Novidades do Enem 2021

Com a divulgação dos Editais do Enem 2021, algumas novidades foram anunciadas. Veja quais são:
As provas impressas e digitais serão aplicadas no mesmo dia. As questões serão as mesmas em todas as provas, inclusive o tema da redação.
Será possível solicitar atendimento especializado no Enem Digital.
Procedimentos específicos para aplicação das provas para diminuir chance de contágio por coronavírus.
Otimização e o encurtamento de processos, como o transporte e o armazenamento das provas.

Provas do Enem 2021

As provas do Enem 2021 não devem sofrer alteração em relação aos últimos anos. Elas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, tanto a versão impressa quanto a digital, e formadas por 180 questões objetivas e uma redação.

1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Enem Digital 2021

Pela segunda vez, o Enem terão uma versão digital das provas. O Enem Digital 2021 segue sendo opcional para estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio ou que já concluíram os estudos.

O Inep vai disponibilizar 101.100 vagas para o Enem Digital 2021, mesma quantidade do ano passado. Existia uma expectativa de aumento de vagas este ano, o que não ocorreu. Até 2026, o Enem será totalmente digital.

No seu primeiro ano, o Enem digital não permitiu a solicitação de atendimento especial. Em 2021, isso será permitido. Os recursos disponíveis serão prova ampliada, prova superampliada, prova com contraste e locais de prova com acessibilidade para pessoas com deficiência.