Geral
Filtro ou purificador de água: qual o melhor?
Uma das principais formas para melhorar a qualidade da água é utilizando um filtro ou um purificador de água
A ingestão diária de água é um simples cuidado para manter a boa saúde, sendo fundamental para o funcionamento do organismo. Assim, é de grande importância que ela seja livre de bactérias e microorganismos prejudiciais. Uma das principais formas para melhorar a qualidade da água é utilizando um filtro ou um purificador de água.
O consumo de água contaminada apresenta diversos riscos que podem acarretar doenças e sintomas como hepatite A e diarreia. Mas, por meio desses dois instrumentos, é possível eliminar qualquer hipótese de complicação. A escolha entre um e outro, portanto, dependerá de sua necessidade, visto que apresentam diferentes características.
O filtro e suas principais características
Comparado ao purificador, o filtro apresenta, normalmente, um valor mais acessível. Ele funciona através de uma vela central que retém as impurezas da água, mas não diminui o nível de cloro e bactérias. Portanto, sua utilização é mais indicada para locais onde há estrutura de tratamento de água eficiente.
No mercado, é possível encontrar filtros de água que não precisem usar energia elétrica, uma ótima vantagem. Quando ligados diretamente na torneira, é necessário fazer frequentes limpezas. Além disso, a vela tem de sempre passar por higienização e ser trocada quando apresentar coloração amarelada.
As particularidades do purificador de água
Os purificadores de água, por sua vez, apresentam diversas vantagens e cuidados com a água que você irá consumir. Isso porque o instrumento é capaz de eliminar bactérias encontradas, sais e cloretos, dizimando o odor e o sabor do cloro presente. O nível de limpeza que o aparelho proporciona varia de P1 (mais intenso) ao P6 (sistema básico).
Apesar de apresentarem valor mais alto, também há purificadores que não precisam ser ligados à rede elétrica. Algumas versões mais modernas contam com tecnologia avançada e até lâmpadas que emitem raios ultravioletas sobre as bactérias.
Filtro ou purificador de água: qual o melhor?
A função de ambos os aparelhos é melhorar a água que chega até você, porém, cada um de uma maneira. O filtro, mais barato, elimina as impurezas e não reduz o índice de cloro e bactérias. Já o purificador de água pequeno é mais completo, desempenhando o papel de matar as bactérias e reduzir as ações do hipoclorito.
Para escolher, tudo depende das necessidades retratadas em cada caso. Se sua água já passa por um bom tratamento, o filtro pode resolver a questão. Se não, o purificador é o mais indicado.
A qualidade da água ingerida é, portanto, um ponto em que devemos ter muita atenção no dia a dia. Seja em casa, no trabalho ou até mesmo em ambiente escolar, onde é comum vermos bebedouros de água.
Se viável, busque sempre ter um filtro ou purificador, que podem ser encontrados facilmente em loja de bebedouro e eletrodomésticos. Dessa forma, você preserva sua saúde, evitando o surgimento de inúmeras doenças e problemas causados pelo consumo de água contaminada.


