Geral
Especialistas da saúde alertam para a terceira onda da covid-19 no Brasil
Crescimento do número de casos e ocupação de leitos de UTI não sinalizam para uma nova flexibilização
A Universidade de Washington divulgou uma avaliação sobre o Brasil, esta semana, que aponta para um novo período de avanço da Covid-19. Mas ressalva: distanciamento social e uso de máscaras – além da vacinação, é claro – podem evitar que o pior aconteça. Em São Paulo, os especialistas já falam abertamente sobre a chegada da terceira onda da Covid-19.
O cenário atual sinaliza que não podemos diminuir as restrições e cuidados nesse momento. Os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas acreditam que “junho ainda será um mês duro” para a população na pandemia.
O crescimento do número de casos e ocupação de leitos de UTI não sinalizam para uma nova flexibilização e até mesmo para o retorno de cirurgias eletivas, como estava sendo considerado.
Ainda não foi identificada em Alagoas a variante indiana, já detectada no Maranhão, mas as autoridades de saúde maranhenses já percebem que ela é mais contagiosa do que os vírus que circulam da Covid-19. Eles reconhecem que a falta de fiscalização por parte do governo estadual e das prefeituras contribui para o agravamento da doença, mas a própria população também tem responsabilidade por isso.
No dia 11 de abril deste ano o Brasil atingiu o pico de mortes na pandemia, 4.180 num só dia.


