Geral

Sindicato questiona Ayres sobre vacinação dos trabalhadores da indústria

Categoria está inclusa no Plano Nacional de Imunização, mas não foi contemplada em todas as cidades

Por Redação com Blog do Edivaldo Junior 21/05/2021 15h03
Sindicato questiona Ayres sobre vacinação dos trabalhadores da indústria
Foto: Reprodução

Trabalhadores da indústria e da construção civil fazem parte do grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização da Covid-19 (PNI) no Brasil. Em Alagoas, no entanto, apesar do anúncio de que  já foi encerrada a vacinação do público-alvo, apenas Maceió começou a vacinação dos trabalhadores do setor industrial.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas (STIA/AL), Jackson Lima Neto, participa nesta sexta-feira (21), de reunião com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

“Vou pedir informações ao secretário. Queremos saber se foram enviadas as vacinas para os municípios. E se foi, vamos cobrar das prefeituras que iniciem a vacinação dos trabalhadores imediatamente” aponta Jackson.

Em Alagoas, são quase 70 mil trabalhadores industriais. Destes, apenas 2 mil foram vacinados e somente no município de Maceió. Cidades que tem grande contingente de trabalhadores do segmento, a exemplo de São Miguel dos Campos, Coruripe e São Luiz do Quitunde ainda não iniciaram a vacinação desses profissionais.

Nota do Sindicato

Sindicato pede celeridade na vacinação de trabalhadores da indústria do açúcar

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar do Estado de Alagoas (STIA/AL), Jackson Lima Neto, participará, amanhã, dia 21, de uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. Na pauta do encontro, a cobrança sobre o andamento da vacinação dos trabalhadores do setor canavieiro.

Esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou uma postagem, nas redes sociais, anunciando a conclusão da vacinação de grupos prioritários. De acordo com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, receberão a vacina contra a Covid-19 na fase um os chamados grupos prioritários ou público-alvo. Os trabalhadores da indústria, incluindo os do setor sucroenergético, foram inseridos na última faixa do público-alvo.

“Queremos saber como as vacinas estão sendo repassadas para os municípios. O processo está lento. Vamos pedir uma atenção aos trabalhadores da indústria do açúcar. É um setor economicamente importante para Alagoas. Queremos ouvir do secretário que as vacinas estão sendo distribuídas”, afirmou Lima Neto.

Dados contidos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2019 apontam que Alagoas tem mais de 69 mil trabalhadores na indústria. Até quarta-feira, no entanto, apenas 2.085 trabalhadores industriais tinham sido vacinados em todo o Estado, o que corresponde a apenas 3% do total.