Geral

Sesau acende luz amarela por causa da variante indiana do coronavírus

Chegada de nova uma leva de vacinas pode ajudar no avanço da imunização da população

Por Redação com Blog do Ricardo Mota 18/05/2021 16h04
Sesau acende luz amarela por causa da variante indiana do coronavírus
Foto: Reprodução

Segundo o secretário Alexandre Ayres, a preocupação do momento, em todo o país, é com a variante indiana do coronavírus: “Ela já foi detectada na Argentina e é provável que já esteja entre nós”.

Ele disse que todos os estados brasileiros enviam amostras para a Fiocruz, que faz as análises do vírus, podendo identificar novas cepas, como aconteceu com as variantes da África do Sul, do Reino Unido e de Manaus:

"Nós aguardamos ansiosamente os resultados das análises, principalmente em relação a um caso detectado no Maranhão, identificado num navio indiano."

Apesar de, segundo ele, os números não provocarem ainda uma preocupação maior para a Secretaria de Saúde, a pasta já acendeu a luz amarela.“Mais do que nunca, precisamos contar com o apoio da população e dos setores econômicos que foram atendidos nas suas demandas por reabertura”, diz Ayres.

Houve, na semana passada, um aumento na ocupação de leitos de UTI, que saiu de 69% para 81% – ontem estava em 77% em todo o estado.

Ayres alerta sobre o que pode vir pela frente, "estamos bem atentos e esperançosos, mas faremos o que for preciso para conter o avanço da pandemia, adotando as medidas necessárias".

A chegada de nova uma leva de vacinas pode ajudar no avanço da imunização da população – desde que se mantenha regular.