Geral
Sesau acende luz amarela por causa da variante indiana do coronavírus
Chegada de nova uma leva de vacinas pode ajudar no avanço da imunização da população
Segundo o secretário Alexandre Ayres, a preocupação do momento, em todo o país, é com a variante indiana do coronavírus: “Ela já foi detectada na Argentina e é provável que já esteja entre nós”.
Ele disse que todos os estados brasileiros enviam amostras para a Fiocruz, que faz as análises do vírus, podendo identificar novas cepas, como aconteceu com as variantes da África do Sul, do Reino Unido e de Manaus:
"Nós aguardamos ansiosamente os resultados das análises, principalmente em relação a um caso detectado no Maranhão, identificado num navio indiano."
Apesar de, segundo ele, os números não provocarem ainda uma preocupação maior para a Secretaria de Saúde, a pasta já acendeu a luz amarela.“Mais do que nunca, precisamos contar com o apoio da população e dos setores econômicos que foram atendidos nas suas demandas por reabertura”, diz Ayres.
Houve, na semana passada, um aumento na ocupação de leitos de UTI, que saiu de 69% para 81% – ontem estava em 77% em todo o estado.
Ayres alerta sobre o que pode vir pela frente, "estamos bem atentos e esperançosos, mas faremos o que for preciso para conter o avanço da pandemia, adotando as medidas necessárias".
A chegada de nova uma leva de vacinas pode ajudar no avanço da imunização da população – desde que se mantenha regular.


