Geral
Processo de vacinação contra a Covid-19 ainda é lento em Maceió
Atualmente Maceió conta com oito pontos de imunização distribuídos pela cidade, inclusive em drive thru. No entanto, na gestão do prefeito JHC, bem como dos prefeitos de outros municípios alagoanos, as medidas adotadas na vacinação tornam o processo bastante lento.
De acordo com o jornalista Edivaldo Júnior, uma das primeiras medidas para melhorar esse processo seria acelerar a análise de documentos. O ideal é colocar três ou mais pessoas fazendo a triagem para cada vacinador. Esse processo pode demorar de três a cinco minutos, enquanto a aplicação da vacina demora menos de um minuto.
Outra dica é descentralizar. Segundo o jornalista, algumas pessoas reclamaram da concentração de pessoas na aplicação da vacina em grandes estruturas, ou seja, quanto maior o ponto de vacinação, maior a possibilidade de aglomeração. Para evitar esse tipo de situação, postos de saúde e outros prédios públicos, a exemplo de escolas, poderiam ser usados para a imunização.
Além disso, a montagem de grandes estruturas, a exemplo dos pontos do Jaraguá e no Shopping Maceió, gera despesas extras ao erário.
Já em casos como profissionais de saúde ou de pessoas com comorbidades, a orientação seria exigir a mesma documentação na segunda dose. Segundo o jornalista, há casos de pessoas que tiveram que voltar em busca de “comprovação” mesmo tendo em mãos o cartão de vacinação.


