Geral

AL completa 1 ano do primeiro caso confirmado da Covid-19

Segundo infectologista, é essencial que as medidas restritivas sejam respeitadas e que a população seja consciente

Por Thaís Letícia (Estagiária)*Sob Supervisão com Jornal de Alagoas 08/03/2021 11h11
AL completa 1 ano do primeiro caso confirmado da Covid-19
Foto: Jonathan Lins

Nesta segunda-feira (8), Alagoas completa 1 ano do primeiro caso confirmado da Covid-19. O paciente era um homem, de 42 anos,  que possuía histórico de viagem para a Itália. De lá pra cá, foram registrados 135.566 casos do novo coronavírus, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). 

Em maio de 2020, a Técnica em Enfermagem Ana Regina Ribeiro foi diagnosticada com a Covid-19, e até hoje tem sequelas do vírus. "Apesar do meu caso ter sido leve, eu tive sintomas que deixaram sequelas até hoje. Se eu subo uma escada fico muito cansada, o paladar e o olfato ainda não voltaram totalmente, às vezes ainda sinto alguns sintomas como taquicardia e dispneia.", declarou. 

Ana relatou o sentimento das equipes de saúde no período inicial da pandemia. “Todo mundo ficou bastante assustado, os funcionários estavam sem saber como seria a questão da paramentação. Era uma doença nova, onde ninguém sabia como seria a reação no organismo, não tinha vacina nem tratamento específico.”

Segundo o Infectologista José Maria Constant, a Covid-19 possui uma alta taxa de transmissibilidade, por isso, é essencial que as medidas restritivas sejam respeitadas. "A doença pode ser transmitida  de forma direta e indireta, por conta disso, é essencial que algumas recomendações sejam seguidas, dentre elas o uso da máscara, lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel 70%, evitar aglomerações, e sair de casa apenas quando necessário, obedecendo ao distanciamento de pelo menos 1,5 m.", afirmou. 

O especialista também falou sobre a possibilidade de um lockdown em Alagoas, e destacou o trabalho do governo no enfrentamento da pandemia no estado.  

"Nós não tivemos lockdown, e acho que não chegaremos a ter, mas é preciso que tenham medidas restritivas,  e mais consciência por parte da população. Felizmente, o enfrentamento da Covid-19 em Alagoas foi bem conduzido. A rede pública e as autoridades de saúde vem dirigindo a pandemia muito bem." ressaltou Constant.

Leitos para Covid-19 em Alagoas

Dos 950 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 633 estavam ocupados até às 16 horas do sábado (6), o que corresponde a 67% do total. Atualmente, 243 pacientes estão em leitos de UTI, oito ocupando leitos intermediários e 382 em leitos de enfermaria. 

Leia também: Ocupação de leitos públicos de UTI em AL chega a 81%