Geral
Renan Filho e JHC alinham discurso contra a Covid-19
Novas medidas serão anunciadas após reunião entre o prefeito e o governador que deve ocorrer até sexta
O prefeito de Maceió e o governador Renan Filho alinharam o discurso em combate à Covid-19. Além disso, de acordo com informações veiculadas no Blog do jornalista Edivaldo Júnior, estão sendo combinadas medidas para tentar conter o avanço de novos casos confirmados na capital e no Estado.
“O prefeito está alinhado com o governador no combate à Covid-19. As diferenças políticas foram deixadas de lado”, informa um importante interlocutor do município.
Segundo o jornalista, alinhar medidas que levem a população a seguir regras recomendadas pela ciência (máscaras, distanciamento, álcool em gel etc) sem vaidades midiáticas é o mínimo que pode ser feito. Além disso, o prefeito e o governador são responsáveis, juntos, pela realização dos testes, centros de triagem, atendimento médico e internamentos nos leitos SUS.
Mesmo que os dois nunca subam no mesmo palanque, os dois podem superar diferenças eleitorais e trabalhar a quatro mãos em outros problemas que seriam resolvidos melhor e mais rapidamente pelo trabalho conjunto de Estado e prefeitura.
Toque de recolher
O prefeito de Maceió e o governador de Alagoas devem acatar sugestões encaminhadas pelo setor produtivo.
Entre as medidas, o consenso no momento é para a adoção do “toque de recolher” entre meia-noite e seis da manhã. Na madrugada só ficarão abertos ao público estabelecimentos considerados essenciais, a exemplo de farmácias.
JHC ainda não decidiu como será o próximo decreto de isolamento social em Maceió, mas segundo assessores ele está decidido a, no mínimo, acatar o conjunto de sugestões feitas pelo setor produtivo, durante reunião na Associação Comercial de Maceió, na manhã dessa quarta-feira (3).
Assessores de Renan Filho também informam que ele, no mínimo, adotará esse conjunto de sugestões, mas pode “endurecer” um pouco mais.
Além da restrição de horários para comércio e shoppings, o setor de eventos também será atingido. Atualmente estão liberadas reuniões com até 300 pessoas. O mais provável é reduzir o limite para 150 pessoas – podendo ser um pouco menos.
Outra medida será a fiscalização. As equipes da prefeitura vão fechar, literalmente, bares e restaurantes que não reduzirem em 50% sua capacidade de atendimento ao público.
As medidas serão anunciadas na capital após reunião entre o prefeito JHC e o governador Renan Filho, que deve ocorrer até a sexta-feira (5). Tudo indica que os dois farão decretos semelhantes. O “toque de recolher” deve ser decretado em todo o Estado pelo governador. Medidas mais duras continuam descartadas, por enquanto.
A aposta de Renan Filho e JHC é ganhar um pouco mais de tempo com as medidas, enquanto a vacina contra a Covid-19 não chega para um número maior de pessoas, o que só deve acontecer a partir da segunda quinzena deste mês.
Sugestões
O que foi discutido no encontro realizado pelo setor produtivo foram sugestões de mudanças nos horários de funcionamento do comércio e de estabelecimentos comerciais, além da ampliação do horário de vacinação. As propostas foram apresentadas ao Governo de Alagoas e à prefeitura de Maceió.
Se aceitas as sugestões por governo e prefeitura, o Centro funcionará das 9h às 17h; lojas de rua (todos os segmentos, inclusive galerias), das 10h às 19h; shoppings, das 11h às 21h; feiras livres, das 5h às 11h; e bares e restaurantes fechando à 0h. Além disso, eles propõem a redução de eventos para 150 pessoas até 0h. Para bancos e loterias, a proposta é a ampliação das 08h às 17h.
O setor produtivo sugeriu também a ampliação de linhas de ônibus, que circulariam apenas com passageiros sentados, além do aumento na fiscalização.
As novas medidas devem ser adotadas já a partir do final de semana ou no máximo a partir do próximo dia 08, seguindo até o dia 21 de março.


