Geral
Renan Filho participa de reunião com Ministro da Saúde
Principal pauta da reunião foi o cronograma de chegada de novas doses, e alternativas para agilizar o Plano de Imunização
Nesta quarta-feira, 17, ao completar 30 dias do início da campanha de imunização contra a covid-19 no país, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizou uma reunião com todos os governadores do Brasil. Após a reunião, o governador de Alagoas concedeu entrevista coletiva à imprensa, no Palácio dos Palmares, sede do Governo do Estado.
O governador declarou que a principal pauta da reunião foi o cronograma de chegada dos imunizantes, e alternativas para agilizar o Plano de Imunização Nacional contra a Covid-19. Segundo o gestor, ao passo que a vacinação vem sendo feita, o Brasil demorará 33 meses para vacinar toda a população.
Durante a entrevista coletiva, Renan Filho afirmou que o Ministro garantiu que 68 milhões de doses serão entregues até 31 de março (10 milhões em janeiro, 11 milhões em fevereiro e 46 milhões em março) para todo o país. Em Alagoas, receberemos mais uma leva de vacinas no próximo dia 24.
Quanto à distribuição dessas doses em Alagoas, o governador alegou não poder entrar em maiores detalhes, pois a reunião com o Ministro tratava apenas de dados nacionais, sem especificar neste momento, os números das levas estaduais.
Renan Filho ainda informou que irá cobrar ao diretor do Butantan, Dimas Covas, a entrega das doses já solicitadas ao Instituto. Que deve enviar para todo o país, nas próximas remessas, cerca de 8 milhões de doses da Coronavac, até o final de fevereiro.
Ao ser questionado sobre a MP da vacina, que analisa a possibilidade da compra de imunizantes que já tenham aval internacional, o gestor ainda garantiu que, segundo Pazuello, o Brasil vai comprar vacina de todos os laboratórios que têm a eficácia comprovada.
Financiamento de leitos
O financiamento dos leitos exclusivos para o tratamento da covid-19, pela União, também foi pautado na reunião com o Ministro. O calendário de repasses da União, para a abertura de novos leitos, foi garantido por Pazuello, que também assegurou já ter feito o repasse dos leitos abertos até janeiro.
Segundo Renan Filho, o financiamento da União é de fundamental importância para que o estado consiga disponibilizar leitos o suficiente para atender a todos.


