Geral

Família de idosa denuncia fraude na aplicação de vacina contra Covid-19

Fato teria acontecido com idosa de 97 anos

Por Redação com Cada Minuto 28/01/2021 17h05
Família de idosa denuncia fraude na aplicação de vacina contra Covid-19
Foto: Reprodução

A denúncia partiu de familiares de uma idosa, de 97 anos, que registraram em vídeo o momento em que ela teria sido vacinada, no shooping Pátio Maceió. Ao assistir o vídeo depois, a família – formada em parte por profissionais da área da saúde – se chocou ao perceber que o líquido não foi injetado e que a enfermeira teria apenas simulado a aplicação da vacina.

Em contato com a assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Maceió (SMS), a reportagem foi informada que o secretário Pedro Madeiro tomou conhecimento agora pouco do caso e já está tomando as providências, com o fato sendo apurado pela Gerência de Imunizações da secretaria. 

Nota do MP

Em nota encaminhada por meio da assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual (MP-AL), o promotor de Justiça Paulo Henrique Prado, da 67ª Promotoria de Justiça da Capital, disse que, após ter acesso ao vídeo, entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, que afirmou que realmente houve uma falha cometida por uma profissional antiga da Saúde, já afastada. 

O secretário disse ao promotor também que já foi regularizada a vacinação da idosa que aparece nas imagens. 

O promotor informou ainda que instaurará uma Notícia de Fato para apurar a atitude da profissional. Há também a informação de que será instaurado pela Secretaria de Saúde, um procedimento disciplinar de conduta em desfavor da mesma.

Prefeitura de Maceió afasta enfermeira  e muda protocolo de vacinação 

A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa”, destaca um trecho da nota.

O Município informou ainda que, além do afastamento da profissional envolvida, foi aberto um processo administrativo para investigação do caso e acionado o Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. 

“A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a covid-19”, finaliza o texto.