Geral

Estado doou seringas para JHC começar vacinação em Maceió

Prefeito não menciona doação e ainda oferece ajuda ao Estado

Por Redação com Jornal de Alagoas 21/01/2021 12h12
Estado doou seringas para JHC começar vacinação em Maceió

Nesta quarta-feira (20) a prefeitura de Maceió iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19 com servidores do PAM Salgadinho. O prefeito João Henrique Caldas (PSB) acompanhou o processo de vacinação e chegou a anunciar que colocaria a disposição do Estado a estrutura do município para facilitar a distribuição da Coronavac na capital.

“Preparamos tudo para receber os imunizantes e, hoje, Maceió dispõe de grande central de logística, útil e eficiente que já coloquei, inclusive, à disposição do Estado. Afinal, Maceió é a capital de todos os alagoanos”, ressaltou o prefeito.

O prefeito JHC no entanto "esqueceu" de informar que só conseguiu iniciar a vacinação graças a doação de seringas pelo governo de Alagoas. A Secretaria de Saúde do Estado enviou 12.465 doses da Coronavac para a prefeitura de Maceió. E também de mais de 12 mil seringas usadas pela Secretaria de Saúde do município para fazer a vacinação com profissionais de saúde na capital.

O Jornal de Alagoas apurou que a equipe de JHC ainda tentou antecipar o recebimento das vacinas para iniciar antes do Estado a vacinação, numa disputa que lembra a queda de braços entre o governador de São Paulo, João Dória, e o presidente Jair Bolsonaro. Os dois disputaram para ver quem iniciava primeiro a vacinação no Brasil. Como o secretário de Saúde do EStado, Alexandre Ayres, não abriu exceção para Maceió – e fez a distribuição simultânea com todos os municípios - em Alagoas o processo de imunização com a Coronava foi iniciado com profissionais da linha de frente que atuam em hospitais públicos da rede estadual.

Agora, tanto JHC quanto Renan Filho terão que se esforçar para conseguir mais vacina. As doses que chegaram ao Estado não são suficientes para vacinar nem mesmo os profissionais de saúde. Em todo o Estado são mais de 40 mil profissionais no setor, enquanto as doses só poderão atender 35 mil pessoas.

Saiba mais: Profissionais do PAM Salgadinho recebem primeira vacinação contra Covid-19 de Maceió