Geral
Verão é nova preocupação para profissionais da saúde
Infectologista reforça importâncias das medidas de prevenção frente a pandemia do novo coronavírus

Durante as festividades de final de ano, diversas irregularidades quanto às medidas de distanciamento social foram realizadas e divulgadas abertamente. Passadas as comemorações, as pessoas que comemoraram agora podem ser atraídas por novos fatores a aglomerar novamente: sol e calor. O verão é a mais nova preocupação entre os profissionais de saúde, na tentativa de evitar uma contaminação maior entre a população.
A principal recomendação dos médicos infectologistas continua sendo sair somente de casa quando necessário. Caso saia para aproveitar a estação do ano mais esperada entre os brasileiros, alguns cuidados devem ser tomados, como explica a médica alagoana Tereza Tenório.
"Para garantir a segurança do lazer é preciso que se pense em nós e nas pessoas que estão ao nosso redor. São três principais ações, o distanciamento social seguro entorno de um metro e meio a dois metros; o uso da máscara em todos os momentos e de forma correta, protegendo o nariz e a boca; e a utilização do álcool em gel já que em praias e pisicinas é mais dificil ter água e sábão à disposição", alertou a médica.
Os cuidados devem ser mantidos também para os que estão dentro da água. "Tanto na areia, quanto no mar ou piscina, devemos manter distanciamento das pessoas que não são do nosso convívio familiar diário. E o uso da máscara onde for possível".
