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Procon/AL registra queda de 41% de reclamações em 2020

Segundo o Instituto, foram feitas 12.520 queixas em 2019 e 7.271 esse ano

Por Redação com Agência Alagoas 29/12/2020 16h04
Procon/AL registra queda de 41% de reclamações em 2020

Nesta terça-feira (29), o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) divulgou um balanço que registrou diminuição de 41% na quantidade de reclamações e denúncias em 2020, comparado com as notificações registradas no ano passado.  Os números representam também os sete meses de pandemia do coronavírus. 

Esse ano, os consumidores alagoanos fizeram 7.271 reclamações e denúncias. Já em 2019, a equipe de atendimento e fiscalização do órgão recebeu 12.520 queixas por diferentes motivos.

Segundo o diretor-presidente do instituto, Daniel Sampaio, a queda nas reclamações dos alagoanos é resultado de muito trabalho. “Nós, do Procon Alagoas, a cada ação de fiscalização e verificação de denúncias, com ou sem pandemia, conversamos com os consumidores presentes nos locais e, de acordo com as dúvidas e demandas apresentadas, orientamos a melhor resolução e conciliação para os casos”, relata.

Entre os principais registros do balanço anual estão as cobranças indevidas, os produtos com vício ou defeito, a má prestação de serviço, os contratos, a desistência de compra, além de a publicidade enganosa e abusiva.

Um destaque nas principais instituições reclamadas pelos consumidores estão companhia de energia, lojas varejistas, empresas na área de telefonia móvel e instituições financeiras.