Geral

Brasil determina suspensão de voos de países da Europa

Decisão acontece após pedidos de governadores do nordeste

Por Cada Minuto 25/12/2020 13h01
Brasil determina suspensão de voos de países da Europa
Reprodução

Após o pedido do governador Renan Filho (MDB) da suspensão de voos de países da Europa do governador de Alagoas, em conjunto com outros governadores do nordeste, o Brasil determinou nesta sexta-feira (25), por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União a suspensão do pouso destas aeronaves. O pedido foi feito através do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

Leia Mais: Governador pede suspensão de voos vindos de quatro países da Europa, devido à mutação do coronavírus

O pedido foi feito após a notícia que o vírus causador da Covid-19 desenvolveu uma mutação, que pode ser mais contagiosa e letal que o coronavírus.

A norma determinada pelo Governo Federal, também proíbe a entrada de estrangeiros no país por via terrestre ou transporte aquaviário, mas há exceções: brasileiros natos ou naturalizados; imigrantes com residência definitiva no país, profissionais estrangeiros em missão e funcionários estrangeiros ligados ao governo brasileiro.

Além do cancelamento dos voos vindos destes países, foi proposta a adoção de uma quarentena para todos os passageiros vindos de outros voos de demais países europeus e que, durante este período, sejam testados para a doença.

Outros países

A partir do próximo dia 30, passageiros vindos de outros de países terão que apresentar o resultado negativo de covid-19 para entrar no Brasil. O exame exigido é tipo PCR, e tem que ser feito até 72 horas antes do embarque. Crianças entre 2 e 12 anos de idade não precisam fazer o teste, desde que seus acompanhantes façam.