Esportes
Alagoas conquista título e domina premiações na 1ª Copa Rainha Marta Nordeste
Seleção vence final por 3 a 0 e leva os troféus de melhor jogadora e artilheira; próxima edição será em Aracaju
A seleção de Alagoas encerrou com destaque a primeira edição da Copa Rainha Marta Nordeste, realizada de 4 a 8 de novembro no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Na final contra Sergipe, as alagoanas venceram por 3 a 0, mesmo atuando com uma jogadora a menos desde o primeiro tempo.
Organizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), em parceria com o Consórcio Nordeste, o torneio já se consolida como a maior competição de futebol feminino amador do país. Alagoas ficou com o título, Sergipe foi vice-campeã, Piauí terminou em terceiro e Ceará em quarto lugar.
A atacante Ana Lays, de 17 anos, foi eleita a melhor jogadora da competição. Natural de Alagoas, ela defende atualmente o Grêmio-RS e tem passagens pela seleção brasileira sub-17. Ana abriu o placar na final e se destacou em todas as partidas.
Na artilharia, o troféu ficou com Jéssica Alagoana, que marcou quatro gols em quatro jogos. O prêmio de melhor goleira foi para Cinthia, da seleção sergipana, reconhecida pelas grandes defesas ao longo do torneio. Já o Troféu Jogo Limpo foi entregue à equipe de Sergipe, pela postura exemplar dentro e fora de campo.
A secretária Lydia Pollyana celebrou o sucesso da competição e o desempenho das atletas alagoanas. “Fico muito feliz e orgulhosa por todo o empenho de quem trabalhou na organização da competição e, principalmente, pelas nossas atletas, que fizeram um campeonato perfeito, sem derrotas, sem sofrer gols e coroado com o título. Para todas as jogadoras que participaram, deixo o reconhecimento: vocês têm um grande futuro pela frente e mostraram a força e o talento que o nosso Nordeste pode produzir”, afirmou.
A próxima edição da Copa Rainha Marta Nordeste será realizada em Aracaju (SE), estado das vice-campeãs, e está prevista para 2026.


