Geral

Especialista dá dicas de prevenções para o câncer de próstata

Novembro azul é o mês de conscientização da doença e a alimentação é um fator que pode ajudar no combate

Por Assessoria 16/11/2020 14h02
Especialista dá dicas de prevenções para o câncer de próstata
Foto: cortesia

Novembro - mês de conscientização do câncer de próstata - chegou, fazendo com que homens redobrem os cuidados com a saúde, além de ficarem mais atentos aos sintomas da doença. A relação entre a alimentação e a ocorrência de câncer, no entanto, tem sido evidenciada à medida que novas pesquisas na área são realizadas, por isso, segundo especialistas, manter bons hábitos alimentares é uma atitude fundamental para a prevenção dessa doença.

A nutricionista Yasmin Santana conta que há alimentos que ajudam no combate a doença. 

“O licopeno faz parte da família dos carotenoides, potentes antioxidantes que dão cor a alguns alimentos e tem demonstrado a capacidade de reduzir o risco de diferentes tipos de câncer, assim como o de próstata. Ele é um pigmento avermelhado que está presente nos vegetais como goiaba, tomate, melancia, rabanete, que colaboram para a prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares, além de atuar como poderoso antioxidante. Para enriquecer ainda mais a dieta e na busca pela prevenção desse câncer, é recomendável, também, aumentar o consumo de vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve, por serem fontes de ácido fólico e atuarem, igualmente, de forma positiva, assim como o alho e a cebola, por possuírem ácidos sulfurados”, pontuou. 

Ela acrescenta, ainda, que carnes processadas, como salsicha, frios e embutidos em geral, biscoitos recheados, gelatina e pães industrializados são inimigos daqueles que foram diagnosticados com a doença. 

“Bebidas alcoólicas e açucaradas, como refrigerantes e sucos artificiais também são vilões nesse aspecto, por isso, deve-se evitar embutidos e frios em geral, além de alimentos defumados, enlatados e frituras”, frisou a nutricionista. 

“Toda dieta em si é individualizada, correspondendo, então, de acordo com a necessidade de cada paciente. Porém, a dieta de um paciente oncológico é especial. Dieta de quem tem câncer de próstata precisa ser adequada a cada fase do tratamento. Na radioterapia, por exemplo, é focada na glândula. Por isso, pacientes que fazem esse tratamento podem ter problemas intestinais, como diarreia. Nesse caso, o paciente deve evitar leite de vaca e derivados e alimentos integrais. Já na quimioterapia, além de problemas intestinais, outros efeitos podem ocorrer como inapetência, mucosite (inflamação que pode levar a lesões na língua e boca), náusea e vômito. A imunidade do paciente também cai. Os pacientes, no entanto,  devem evitar comer quibe cru, sushi, carne crua, tudo o que pode ter algum tipo de bactéria para evitar complicações, como diarreia. A hidratação é fundamental e os alimentos que serão consumidos pelo paciente devem ser adequados para combater cada problema”, completou.

A nutricionista ainda chama a atenção: “Hábitos de alimentação saudáveis continuam sendo a maneira mais eficaz de prevenção do câncer. Já no tratamento, a alimentação ajuda a amenizar efeitos, como náusea, diarreia e constipação”.