Política
Com Paulo e Renans, governo avança em Rio Largo, território de Lira
O prefeito Pedro Carlos, eleito por um grupo até então ligado exclusivamente a Lira, abraçou Paulo e Renan
O lançamento do Ronda no Bairro em Rio Largo marcou mais que a expansão de um programa de segurança pública considerado eficiente: simbolizou o avanço político do grupo comandado pelo governador Paulo Dantas e pelo senador Renan Calheiros sobre uma cidade historicamente associada ao ex-presidente da Câmara, Arthur Lira.
O prefeito Pedro Carlos, eleito por um grupo até então ligado exclusivamente a Lira, abraçou Paulo e Renan - literalmente - durante o evento, reforçando compromissos anteriores. e tornando-se o principal aliado político do governo estadual na região metropolitana de Maceió.
Terceira maior cidade de Alagoas, com 97 mil habitantes, Rio Largo assume passa a ter papel estratégico na base do governo na região metropolitana. Pedro Carlos foi eleito com o apoio do ex-prefeito Gilberto Gonçalves, um dos principais aliados de Lira, mas recebeu o apoio dos Renans e de Paulo Dantas após ter envolvido num imbróglio com GG, que poderia ter resultado na perda de seu mandato.
O alinhamento de Pedro Carlos com o grupo do governo muda o mapa de influências no entorno da capital. Segundo pesquisas de consumo interno, Renan Calheiros e o ministro Renan Filho lideram as intenções de voto no município, o que reforça o fortalecimento do grupo no território antes dominado por Lira. Apesar de manter o compromisso de apoiar Lira para o Senado, Pedro Carlos já declarou que o segundo voto será para Renan Calheiros e que seguirá com Renan Filho para o governo de Alagoas.
Ronda
Além da movimentação política, o evento trouxe um avanço prático na área da segurança. Com o apoio do governador Paulo Dantas, o secretário da Seprev, Ricardo Dória, segue ampliando e modernizando o Ronda no Bairro, programa criado para atuar em Maceió e que agora chega a Rio Largo após ser implantado na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. Em poucos meses de gestão, Dória tem dado nova dinâmica à secretaria, com ações inovadoras como o Corações da Paz, voltado à prevenção da violência e à promoção da cultura de paz.
Em Rio Largo, o Ronda começa com 40 agentes, uma viatura, três motocicletas, três bicicletas, três patinetes, além de duas bases fixas e duas móveis, garantindo presença constante entre 7h e meia-noite. O programa reforça a sensação de segurança, especialmente em áreas comerciais e turísticas, e atua também na mediação de conflitos e no apoio social.
“Onde o Ronda chega, é elogiado, principalmente por turistas e comerciantes. Começamos a interiorização por Marechal Deodoro e chegamos a Rio Largo. O próximo passo será o Litoral Norte”, afirmou o secretário Ricardo Doria.
O governador Paulo Dantas destacou que a interiorização do Ronda é parte de uma política mais ampla de fortalecimento da segurança de proximidade e de integração social. O novo modelo de policiamento comunitário — somado à base política que se consolida em torno do governo — mostra que o Estado avança em duas frentes: a da segurança pública e a da estabilidade política.

Veja texto da assessoria
Ronda no Bairro chega a Rio Largo e amplia presença na Região Metropolitana
O governador Paulo Dantas entregou, nesta sexta-feira (7), mais um posto de operação do programa Ronda no Bairro, instalado no bairro do Tabuleiro do Pinto, em Rio Largo. Durante o evento, o governador anunciou que o programa será expandido para o interior, com novas bases previstas para Maragogi e Arapiraca em 2026.
“Eu já voltei a Rio Largo muitas vezes, e desta vez retorno com o Ronda no Bairro. Temos aqui servidores abnegados e responsáveis, que vão contribuir para termos mais segurança, com proximidade, acolhimento, diálogo e escuta. É uma segurança feita com carinho e que se tornou um dos programas mais bem avaliados do governo estadual”, destacou Dantas.
Segundo o governador, os investimentos em segurança pública têm gerado resultados expressivos no combate à criminalidade. Alagoas registrou recentemente o menor índice de homicídios do Nordeste.
Além da nova base, Paulo Dantas anunciou outras entregas para o município: a pavimentação de 10 km de ruas até dezembro deste ano, a entrega da UPA de Rio Largo em abril de 2026 e a construção de mais duas creches Cria.
“Quando assumimos o governo, afirmamos que nada iria parar — e estamos cumprindo o que prometemos”, ressaltou o governador.
Leia aqui na íntegra
Ronda no Bairro chega a Rio Largo e amplia presença na Região Metropolitana

