Geral
Grupo de jovens sairá fantasiado presenteando moradores de rua com fast-food

Neste sábado (31), em comemoração ao dia de Halloween, um grupo de amigos decidiu usar da solidariedade para comemorar a data considerada por muitas como assustadora. Serão oito pessoas e cada uma se responsabilizará por comprar um sanduíche da rede de fast-food Mc Donald’s para presentear uma pessoa que vive em situação de rua, isso tudo vestindo fantasias para não perder a essência da festa. O ponto encontro será na Jatiúca, em frente à lanchonete na qual escolheram comprar.
O estudante de teatro e criador de conteúdo digital Rick Haruka é quem está por trás da iniciativa, que por incrível que pareça, surgiu por conta de uma fake news. Surgiu nas redes sociais o boato de que o McDonald’s distribuiria sanduíches pra quem estivesse fantasiado dia 31, a exemplo da rede Burger King. Acabou que, pelo menos a do Mc, era falsa. O estudante, que já havia pensado em pegar os sanduíches gratuitos e repassar para moradores de rua, optou por convocar seguidores do seu Instagram através de stories para manter a ideia viva, mesmo que tirando o dinheiro do próprio bolso.
“Compartilhei com alguns amigos que me deram um retorno muito bom, então disse ‘vamos fazer!’. Foi assim que surgiu, tentando transformar uma frustração em um pequeno sinal de esperança”, contou Rick, que planeja se vestir de caveira. O criador de conteúdo também afirmou que essa não será a última vez que isso acontecerá, tendo planos para fazer uma ação semelhante no natal.
Além de toda a solidariedade por trás do ato, uma das motivações também foi uma situação pessoal do organizador: ele também já foi morador de rua. “Queria mostrar pra essas pessoas que elas não são esquecidas. Vivendo nas ruas, você sente o olhar das pessoas te julgando apenas por estar ali, quando ninguém vive aquela vida por escolha”, relatou o estudante.
Entre os participantes da iniciativa, está o estudante Lucas, que apesar de não ser tão próximo de Rick, aceitou o convite de primeira. “Quando ele me contou o motivo, eu não tive como dizer não. Ainda mais nós, que somos prejulgados”, relatou o rapaz de 19 anos, que pretende usar uma fantasia de vampiro.
A estudante de psicologia Larissa também aceitou o convite assim que foi realizado. “Quando ele ma falou sobre, não pensei duas vezes, eu tinha que participar. Acho essas atitudes”, contou a jovem que pretende comparecer fantasiada de gatinha.
O organizador convida a todos para participarem da edição de natal, que anda está sendo planejada.
