Geral
AL é o estado onde mais domicílios receberam visita de agentes de endemias
Percentual de domicílios visitados por esses profissionais chegou a 80,5%

Alagoas foi o estado do país com o maior percentual de domicílios que receberam visita de agentes de endemias em 2019, um total de 80,5%, conforme revela a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada nesta sexta-feira (4), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O proporção em Alagoas é maior que a da Região Nordeste (72,4%) e também do Brasil (64,6%). Próximo ao índice de Alagoas, o Ceará é a segunda unidade da federação que mais recebeu agente de endemias proporcionalmente nos seus domicílios (80,2%), com Minas Gerais aparecendo em seguida (79,3%).
A pesquisa mostra ainda que, em Maceió, 75,5% dos lares receberam a visita, o que a coloca na quinta colocação entre as capitais do país.
Consulta com médico
A pesquisa divulgada nesta sexta-feira traz ainda um módulo relacionado à utilização dos serviços de saúde. Os dados indicam que 71,6% dos alagoanos consultaram um médico nos últimos 12 meses anteriores à data da entrevista. Sob a ótica do sexo, foram 63,1% dos homens e 79,2% das mulheres.
A média da região Nordeste (71,9%) ficou levemente acima da alagoana, e a nacional foi de 76,5%.
Vacinação contra a raiva
A PNS também estimou que entre os domicílios com algum cachorro ou gato, em 70,1% desses lares todos os cachorros ou gatos foram vacinados contra a raiva nos últimos 12 meses anteriores à entrevista. Na Região Nordeste, cuja média foi de 67,3%, somente o Rio Grande do Norte (74,3%) registrou maior proporção. A média do Brasil, por sua vez, foi de 72%.
