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Ensino Fundamental de Alagoas é o 2º melhor do Nordeste, diz Banco Mundial

Com base no relatório, ao considerar a influência do IDH nos resultados estado sobe cinco posições

Por Agência Alagoas 20/07/2020 17h05
Ensino Fundamental de Alagoas é o 2º melhor do Nordeste, diz Banco Mundial
Imagem Ilustrativa, Foto: Reprodução

Estudo comparativo realizado pelo Banco Mundial com base no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, coloca o Ensino Fundamental de Alagoas entre os melhores do Nordeste. No estudo, ao considerar a influência do IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] nos resultados, quando se trata dos anos iniciais, Alagoas sobe cinco posições, ficando atrás apenas do Ceará, que é destaque no Brasil e no mundo, e em terceiro lugar nos anos finais, atrás do Ceará e Piauí.

Em uma semana determinante para a educação pública em todo o país, com a votação que determina o Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) no Congresso Nacional, Alagoas reforça a importância do investimento de recursos públicos em educação e mostra que tem tratado a educação pública com a merecida relevância.

Desde 2015, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), tem trabalhado em estratégias tomando como parâmetros verdadeiros exemplos de sucesso e transformação. Iniciou os trabalhos dando autonomia financeira às escolas e colocando os recursos nas mãos dos gestores; aceitou o desafio e passou a implantar o ensino integral nas escolas públicas; adotou como prática o processo seletivo dos gerentes regionais, com a escolha definida não politicamente, mas pelo desempenho no próprio Ideb.

Cinco pilares em Alagoas

O relatório do Banco Mundial destaca, ainda, os cinco pilares aplicados para gerar os impactos no aprendizado, os quais estão enraizados e balizam o Escola 10 de Alagoas: a) incentivos para municípios que atingirem resultados na educação; b) assistência técnica às redes; c) liderança política sustentada, colocando a educação como centro de pauta geral do governo; d) municípios com autonomia e responsabilização pelos índices educacionais; e) monitoramento contínuo do aprendizado seguido de ação.

“Nunca em Alagoas tínhamos vivenciado um regime de colaboração tão consistente entre Estado e municípios, voltado para a educação pública”, reconhece o presidente da Undime-AL (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas), Rubens Araújo.