Política
ALE homenageia o pediatra Dr. Milton Hênio com entrega da comenda Tavares Bastos
Indicação foi de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB) e teve o objetivo de conceder as honrarias ao médico por sua trajetória em Alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) homenageou o pediatra Dr. Milton Hênio de Gouveia com a entrega da comenda do mérito Tavares Bastos. A solenidade aconteceu em uma sessão realizada nessa sexta-feira (19).
A indicação foi de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB) e teve o objetivo de conceder as honrarias ao médico por sua trajetória na área e pelos anos trabalhados no campo da saúde infantil em Alagoas.
"Estou extremamente honrada. Dr. Milton Hênio não é só um médico. Ele cuidou da alma das mães e pais, promovendo o cuidado integral com muito afeto", disse a deputada ao início da sessão, que contou com a presença de representantes dos três Poderes, pacientes e familiares.
Segundo a ALE, Dr. Hênio tem 88 anos de idade e mais de seis décadas dedicadas à pediatria, e sua trajetória impactou gerações de alagoanos, atendendo mais de 200 mil crianças durante sua carreira.
"Aos 10 anos, acompanhava minha tia Maria Alice Braga, funcionária desta Casa, e ouvia os discursos de deputados", discursou o homenageado. Com voz serena, compartilhou sua visão de vida: "A função do homem é viver, não existir. Viver é caminhar para frente, progredir, ser útil", ressaltou ele, rodeado de amigos e parentes, encerrando com versos de Olegário Mariano: "Sou um namorado da vida. Quando morrer, quero levar nos meus olhos a imagem de todos vocês e de tudo o que amei", encerrou, com a voz embargada e uma sessão encerrada com lágrimas de alegria.
Dedicação
Dr. Milton se formou em 1962 e se tornou um patrono da pediatria local, sendo figura presente na vida de gerações de famílias. Tanto é que hoje ele atende netos e bisnetos de seus primeiros pacientes.
Além de seu trabalho clínico, o médico sempre teve um forte vínculo com a comunicação, participando de um quadro de dicas e orientações na TV Gazeta. Em 2023, sua notável trajetória foi documentada em um filme, que celebrou sua contribuição para a saúde e o bem-estar das crianças em Alagoas.
O filho de Hênio, Antônio Carlos Gouveia, também teve a vez da fala e enfatizou as qualidades do pai. "Vi tanto sentimento, tanta bondade. Ele diz que é o homem mais feliz do mundo e vive na plenitude", descrevendo ainda a filosofia de vida do médico. "Ele ensina que as coisas verdadeiramente significativas são de graça: o abraço, o beijo, a caridade. Sua profissão foi um sacerdócio", afirmou.
Completaram a mesa de honra a deputada Carla Dantas (MDB), o desembargador Klever Loureiro, representando o TJ/AL, o procurador Walber José Valente de Lima representando o MPAL, o desembargador Rodrigo Lima, representando o TRE/AL, Rostan Lamberli representando a Academia Alagoana de Letras e a pianista Selma Brito.
