Geral

Decreto em Alagoas é prorrogado até 22 de junho

Este é o último decreto antes da reabertura gradativa do setor produtivo, em Maceió as regras seguem pelo mesmo período

Por Cada Minuto 10/06/2020 12h12
Decreto em Alagoas é prorrogado até 22 de junho
Governador Renan Filho e prefeito de Maceió, Rui Palmeira durante coletiva - Foto: Andréa Resende/TV Gazeta

Durante uma coletiva na manhã desta quarta-feira (10), o governador Renan Filho e o prefeito Rui Palmeira anunciaram que o decreto foi prorrogrado até o dia 22 de junho. A partir do dia 22, o setor produtivo será reaberto gradativamente. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado ontem (09), o Estado tem 17.193 casos confirmados da covid-19 e 640 óbitos.

"Dura batalha em enfrentar o coronavírus, mas estamos mais próximos do fim do que do começamos", disse Renan, acrescentando que até o dia 15 deste mês será apresentado protocolo sanitário e o plano de distanciamento social controlador, conforme vem mantendo diálogo com o setor produtivo. 

O governador destacou ainda que o interior tem aumento de demanda pela rede hospitalar, mas isso não tem compensado a queda da capital, o que significa dizer que no momento Alagoas está estabilizado em queda. E isso reforça que o govenro vai seguir intensificando as fiscalizações. 

Os gestores explicaram que já ter uma percepção de queda, principalmente com as informações obitdas com os hospitais da rede privada que apresentaram redução de demanda na rede. "Mesmo com essa sensação precisamos de alguns dias para mais clareza", ressaltou Renan Filho. 

Com retomada das atividades, os gestores afirmaram que os cidadãos vão precisar tomar medidas de prevenção até a chegada de uma vacina. As aulas presenciais seguem suspensas até o dia 30 de junho, assim como os atendimentos no serviço público. 

O prefeito Rui Palmeira afirmou que tudo deverá ser feito de forma segura e paulatina, assegurando que até o dia 22 possa ter a certeza de que realmente está diminuindo o número de casos.  “Nós temos trabalhado de forma conjunta. O grupo de trabalho vem ouvindo o setor produtivo da capital, bares, restaurantes, hotéis, e a todos que produzem no estado e estamos tomando algumas medidas baseadas em dados”, disse o prefeito.

Protocolo de abertura 

Ao ser questionado sobre a inclusão de mais um segmento da fase laranja do protocolo de abertura, que já contempla pequenos comércios de rua, Igrejas e templos religiosos e salões de beleza e barbearias, o governador respondeu que esse protocolo ainda não estpa 100% concluído e tudo irá depender das condições sanitárias, para que dia 22 se inicie um novo modelo de distanciamento social controlado.

Subnotificações 

“Levamos em consideração. O que é fato? Quantos casos nós temos na sociedade? Há divergência. Há um número maior de casos, mas temos alguns números que são definitivos como a demanda por UTIs e o número de mortes em quedas. Esses números são mais significativos”, explicou Renan Filho.