Geral
Não há mais leitos para Covid-19 em Maceió, diz prefeito
Apesar da declaração de Rui Palmeira, ainda há vagas disponíveis em leitos do Estado na capital, mas rede enfrenta risco de colapso

O prefeito de Maceió reforçou o apelo para que os oradores da cidade fiquem em casa. Em seu perfil no Instagram. Rui Palmeira alertou, nesse sábado (2) a noite, que a situação da capital de Alagoas com relação a leitos para tratamento de Covid-19, principalmente de UTI, é muito grave.
O rápido crescimento dos casos de Covid-19 na capital pode levar a rede de saúde do muncípio a colapsar nos próximos. De acordo com o Informe Epidemológico número 47 da Secretaria de Saúde de Alagoas, atualizado até as 12h do dia 2 de maio, mais de 80% dos casos do confirmados de Covid-19 no Estado são de moradores da Capital.
No período entre 26/02 e 2/5/2020 foram notificados 3.872 casos em Alagoas. Desses, 1.699 foram descartados por critério laboratorial e 2 por critério clínico-epidemiológico. Os confirmados por critério laboratorial somam 1.371 e 800 estão em investigação. Dos casos confirmados, 1.124 são de Maceió. A capital ainda registra 41 dos 58 óbitos por covid-19 confirmados em Alagoas até o dia 2 de maio.
Diante deste quadro, o prefeito Rui Palmeira alertou que já não há mais vagas, neste momento, em leitos do SUS disponibilizados pela prefeitura nos hospitais privados ou filantrópicos da cidade.
“Gente hoje (ontem) dia 2 de maio acabei de conversar com o governador Renan filho e com o diretor da Santa casa dr Artur Gomes Neto e a situação de Maceió em relação a leitos, sobretudo de UTI, é muito delicada. Para vocês terem uma ideia, nós disponibilizamos 50 leitos SUS para tratar o Covid-19 na Santa Casa e no dia de hoje (ontem) esses leitos estão completamente lotados. Não há mais vagas. E o que acontece com os outros hospitais aqui de Maceió é algo muito semelhante”, disse o prefeito em vídeo postado no Instagram.
Rui Palmeira continua: “então é muito importante que vocês fiquem em casa, que é o melhor remédio, a melhor prevenção, em relação ao Covid-19, para que nós não tenhamos um colapso da nossa rede hospitalar nos próximos dias. Então, isso é fundamental, é muito importante, permaneça em casa, se precisar sair vá de máscara e amanhã (hoje) ou na segunda-feira o governo e a prefeitura vão anunciar novas medidas em relação ao distanciamento social”.
Na legenda do vídeo, Rui Palmeira reforça que a situação é grave. Veja o que ele escreveu: “gente, venho falar a todos que a situação dos leitos disponíveis em nossa cidade já é preocupante! Conversei com o diretor da Santa Casa Dr. Arthur Gomes Neto, o hospital está completamente lotado, tanto para a rede pública, com os 50 novos leitos disponibilizados pela Prefeitura para o SUS, como para a rede privada. E nos demais hospitais de Maceió a situação é semelhante. Conto agora, mais do que nunca, com a colaboração de todos para permanecerem EM CASA! Nestes próximos dias vamos anunciar, em conjunto com o governador @renanfilho15, novas medidas de distanciamento social para evitar o colapso do nosso sistema de saúde. Permaneça em casa e se precisar sair use máscara.”
Veja aqui o vídeo de Rui Palmeira no Instagram
Leitos do Estado
O “Boletim de Ocupação Diária dos Leitos Exclusivos para Covid-19” da Secretaria de Saúde do Estado revela que ainda existem leitos disponíveis da rede estadual na maioria dos hospitais públicos e privados, inclusive na capital,.
Atualizado nesse sábado (2) às 18h00, o boletim aponta que agora são 430 leitos (até quinta-feira 30 eram 380) exclusivos para tratamento de covid-19 em alagoas. Destes, 174 ou 44% estão ocupados. Dos 259 leitos clínicos, 108 ou 42% estão ocupados. Dos 31 leitos de UTI intermediária, 6 ou 19% estão ocupados enquanto dos 140 leitos de UTI, 60 ou 43% estão ocupados.
O boletim revela um crescimento de 30% na ocupação dos leitos de UTI em apenas dois dias. Até a quinta-feira passada 47 vagas de UTI estavam ocupadas, agora são 60, com pacientes de Covid-19.
Em alguns hospitais de Maceió, no entanto, são poucos ou nenhum leito disponível, segundo o boletim da Sesau.
É caso do Hospital Santório, que está com 100% de leitos de UTI e 73% de leitos clínicos ocupados; No Hospital Veredas a ocupação é de 60% e 60% respectivamente, enquanto no Hospital da Mulher a ocupação é de 43% e 4%.
Veja aqui o boletim de Ocupação diária dos leitos exclusivos para covid-19
