Geral
SMS capacita servidores para prevenção de incêndios
Ação visa que os servidores tenham conhecimento diversos de segurança
Com o objetivo de ofertar orientações de prevenção em casos de princípios de incêndios aos servidores, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou o primeiro treinamento de combate a esses sinistros no prédio-sede, na manhã desta sexta-feira (4).
A capacitação, iniciativa dos setores de Engenharia e Serviços Gerais, visa que os servidores tenham conhecimento de como manusear um extintor, efetuar evacuação do prédio em caso de necessidade e outras tomadas de decisões em princípios de incêndio.
“Tudo começou depois da inauguração. Houve a instalação do projeto de incêndio daqui e, consequentemente, este projeto solicita um treinamento de combate a incêndio”, explica Alan Vagner Cavalcante, engenheiro de segurança do trabalho da SMS.
Segundo Cavalcante, o prédio-sede contará também, em outro momento, com a formação de uma brigada, que possui um papel ainda mais importante no combate a princípios de incêndios. “Então esse primeiro momento é de sensibilização para, posteriormente, identificar os brigadistas e, a partir daí, realizar a formação”, relata.
De acordo com o gerente de Serviços Gerais da SMS, André de Melo, o treinamento tem a intenção de contar, em cada unidade da secretaria, com pessoas capacitadas para atuar em possíveis sinistros de incêndio. “Depois da sede vamos para todas as unidades, para que dentro de cada uma delas tenham pessoas capacitadas para agir em sinistros e saibam fazer a evacuação do prédio, usar o extintor e qual tipo de extintor. Essa primeira é mais voltada para as áreas de manutenção, engenharia, guardas municipais e funcionários da BRA [serviços gerais]”, mencionou.
A capacitação foi dada pelo bombeiro civil Wesley Mineiro, que explicou definições, utilização de equipamentos e simulou situações de risco. “Aqui nós vamos abordar sobre os princípios de incêndio, noções básicas sobre os extintores e como eles podem colocar em prática não só no trabalho, mas também em casa e na rua”, contou.


